Chips de batata doce com frango e salada

Quero pedir desculpas aos meus seguidores por esta prolongada ausência, que não foi programada. Para este regresso tinha pensado em uma bebida, que seria logico como sempre faço quando volto. Mas com tudo aconteceu inesperadamente sem programação volto com uma receita simples para que aos domingos em quase todo Portugal e um refeição obrigatória; Frango batatas fritas e salada.
Só que hoje em vês de batata normal vamos usar batata doce que é um dos vegetais mais nutritivos e versáteis que existe e pode ser encontrada facilmente durante todo o ano independente da variedade, rica em nutrientes e antioxidantes com muitos benefícios a oferecer à nossa saúde. Pertence a família dos alimentos totalmente diferente do inhame ou batata comum e serve para preparar uma variedade infinita de pratos doces e salgados. Com um passado muito antigo pois os índios Sul-americanos já cultivavam batata doce há pelo menos 10 mil anos atras. Os conquistadores europeus levaram a batata doce para o velho continente na época da conquista das Américas e, de lá, exploradores espanhóis e portugueses a levaram para a Ásia, África, Índia e Indonésia. Atualmente a batata doce é cultivada e consumida em larga escala nos cinco continentes e estudos mostram que cada vez mais os benefícios da batata doce para a saúde.

Ingredientes

500 gramas de batatas doces (usei uma variedade vermelha)
1 frango limpo em pedaços
1 colher (das de chá) de colorau
1 colher (das de chá) de ervas de provençal

1 copo de vinho branco
2 dentes de alhos laminados
1 malagueta (opcional)
Salada variada
Sal grosso quanto baste
Azeite quanto baste




Preparação
Tempere os pedaço de frango com o colorau, as ervas, os alhos, a malagueta, regue com vinho branco e tempere de sal. deixe marinar por 1 hora aproximadamente. entretanto descasque as batatas e corte em rodelas bem finas( usei um corte ondulado com a ajuda de um cortador de batatas), lave-as e secas bem, frite em óleo bem quente, reserve.
Retire os pedaços de frango da marinada coloque em um tabuleiro e pulverize com azeite, leve ao forno preaquecido 200cº na posição de grill durante 30 minutos aproximadamente, ou ate estarem assados. Tenha o cuidado de ir virando os pedaços de frango para que sé quende dourado de todos os lados.

Sirva os chips com as batatas e uma salada bem variada.


Bom apetite





Comentários

Mensagens populares