Cóctel de marisco

Foi desde a década de 40/50 na cidade de Las Vegas que esta maneira de preparar marisco começou a ter uma grande popularidade, espalhando-se por todo o mundo sofrendo algumas modificações conforme os gostos de cada país.
A receita terá origem nos precipícios dos anos 40 quando alguém num bar do porto de Boston (EUA), teve a ideia modificar a receita do Bloody Mary, introduzindo como ingrediente principal um crustáceo, o camarão. Foi então que o coquetel acabado de ser inventado foi um sucesso retumbante, não só pela estética, mas também pelo sabor, fresco, leve. De preparação muito sencilha, pode servir de entrante num jantar de requinte, não deixando que a sua simplicidade deixe de ser um grande prato. A receita que apresento vai por dose, basta multiplicar pelo numero de invitados.


Ingredientes
4 a 6 miolo de camarão
4 gambas grandes
1 barra de surimi (
miolo de caranguejo)
1/2 rodela de ananas
1/4 de um pêssego
1/4 de um abacate
2 folhas de alface


Para o molho
2 colheres (das de sopa) de maionese
1 colher (das de sopa) de ketchup
1/2 colher (das de sopa) de mostarda
1 colher (das de chá) de sumo de laranja
1 colher (das de café) de conhaque
tabasco a gosto

Preparação
Misture o miolo de camarão, o surimi desfiado com as frutas em pedaços, reserve. Coza as gambas e o miolo de camarão em água temperada de sal durante 7 minutos, deixe esfriar um pouco e retire a casca e a cabeça as gambas deixando a ponta do rabo, limpe a tripa e reserve. Lave as folhas de alface que podem ser a gosto. sendo a mais utilizada a alface frisada. Coloque a alface cortada em juliana grosa no fundo de um copo de cóctel (ou uma taça de sobremesa) por cima a mistura de fruta com marisco regado com o molho rosa preparado da seguinte maneira, em uma tigela misture bem a maionese, ketchup, algumas gotas de tabasco, conhaque, sumo de laranja e mostarda.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares