Sangria

Acabou-se o que era doce e desta com mais alguns dias de acrescento. Mas aqui estou eu de volta e como é costume depois das ferias com uma receita de uma bebida. E nada melhor que uma das bebidas mais apreciadas no verão, principalmente em Espanha. Foi uma das bebidas que mais bebi durante estas férias e aproveitei para pesquisar um pouco. Assim hoje vamos fazer uma boa sangria para refrescar estes primeiros dias de outono ainda quentes.

A sangria uma bebida que a uns 3 anos recebeu do parlamento europeu o estatuto de denominação de origem de Portugal e Espanha, qualificando como os únicos países que lhe podem chamar “Sangria”.

Desta forma esta bebida de vinho com frutas que é feita em muitos outros países, não podem chamar-se Sangria, mas sim Refresco ou limonada de vinho e frutas, etc. Sendo um pouco complicado pois a sua origem é um pouco inserta e possível mente até nem tenha nascida em terras ibéricas. Em relatos antigos fala-se de uma criação dos ingleses ou franceses nas Antilhas quando esta era uma colônia britânica, e que o termo sangria vem da voz inglesa sangaree, da qual, por sua vez, vem a palavra espanhola sangre, por causa da sua cor. Sendo a Espanha o pais que mais consome sangria (falar de sangria é falar de verão em Espanha), até poderá ser a teoria mais acertada que coloca a Sangria como bebida de origem na península ibérica na primeira década do século XIX, uma evolução de uma das mais antigas tradições entre Espanha e Portugal, a produção de vinho. Mesmo assim, poderíamos voltar muitas décadas atrás no tempo e continuar a encontrar bebidas semelhantes à sangria, já que os vinhos mais antigos eram fortes e tinham de ser adoçados com frutas.

Independentemente da sua origem hoje aqui vou deixar uns conselhos e alguns truques para fazer uma boa sangria que não tem nada a ver com muitas que sé servem por aí. Embora praticamente qualquer vinho possa ser usado, o mais adequado será um vinho novo de boa qualidade (esqueça os de pacote de baixo nível), não importa que tenha muita graduação, porque será reduzido com água, caso a acrescente.

Sé adicionar açúcar, use um que se dissolva fácil tipo açúcar amarelo ou transforme primeiro em xarope com um pouco de agua quente de modo que sé possa misturar uniformemente ao vinho. A Sangria não deve ser uma bebida muito doce. Use sempre frutas de temporada, que são sempre mais aromáticas, de preferência frutas carnudas como pêssego, pera, maçã e banana. Quanto ao limão e laranja use apenas os sumos na quantidade desejada, nunca usar as cascas pois contem muito ácidos e prejudica o sabor além de ficar feio nas partes brancas.

Poderá usar algumas (no caso das sangrias mais portuguesas) especiarias, mas com certa moderação pois poderá potenciar os seus sabores, a mais usada é a canela.

Deixar macerar a fruta com o vinho entre 2 a 3 horas e nunca passando das 3 horas, pois poderá fermentar a fruta e nunca coloque no frigorifico, pois só deve refrigerar na hora de servir e com pedras de gelo. Se desejar que a sangria contenha dióxido de carbono, é aconselhável adicioná-la no último momento para que o gás não desapareça. É comum usar bebidas de laranja ou limão com gás ou aguas gasificadas na qual a torna mais suave.

Misturar licores, brandys ou outras bebidas com álcool transforma a sangria em uma bebida de alta graduação na qual segundo o acordo comunitário europeu essa bebida já não pode chamar-se Sangria.

Ingredientes
750 ml de vinho tinto novo (uma garrafa)
½ litro de sumo gasificado (laranjada ou gasosa de limão)
2 pêssegos
1 maçã
1 banana meia verde (as maduras oxidam muito rápido)
½ litro de sumo de laranja recém-espremido
Sumo de um limão
1 pau de canela





Preparação Lave bem toda a fruta, retire os caroços aos pêssegos e as sementes da maça, corte em pedaços bem pequenos (como para salada de frutas), retire a casca a banana e corte em rodelas. Despeje o vinho num recipiente e coloque logo a fruta cortada para que não oxide, adicione o sumo de laranja e limão assim como o açúcar e ao pau de canela, mexa bem para diluir o açúcar. Deixe repousar 2 horas como mínimo destapado em temperatura ambiente para que o vinho tome o sabor da fruta. Acrescente o refrigerante gasificado só na hora de servir com pedras de gelo, enfeite com rodelas de laranja ou limão sé o desejar.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares