Porchetta de barriga de porco

A Porchetta é um prato típico da culinária da Itália consisti em carne de porco (algumas receitas são de um porco inteiro desprovido dos ossos, que é assado num forno de lenha) envolta em várias ervas aromáticas, como alecrim, alho, erva-doce e ervas silvestres. O processo de cozimento lentamente da carne faz com que a gordura seja queimada dissolvendo-se com o calor. Pode-se servir quente ou fria na qual mantem-se saborosa e aromática umas duas semanas.
A região em Itália aonde nasceu esta receita ainda é incerto. Os habitantes de Ariccia, Lazio, reivindicam origem da receita original. Em contra partida os habitantes da região de Umbria dizem ter nascido em Norcia, já famosa desde os tempos romanos com a pecuária de produtos suínos. O certo que a receita da porchetta é uma tradição muito antiga na zona central de toda a Itália, assim como existem muitas fontes que esta receita de carne de porco também tem origem na vila de Poggio Bustone ou na província de Rieti. Uma coisa é certa mesmo sem saber a sua origem verdadeira eu voz digo que é um verdadeiro pitéu.

Ingredientes
4 kg de barriga de porco entremeada

2 ramos de tomilho
2 ramos de alecrim
1 cabeça de erva doce
6 dentes de alho
Sumo de 2 limas
3 colheres (das de sopa) de mel
Sal grosso marinho quanto baste
Pimenta negra a gosto
Azeite quanto baste





Preparação
A barriga tem que estar bem seca, sé houver umidade seca-a com papel de cozinha. Querendo pode fazer uns cortes na pele em losangos ou quadrados. Coloca a barriga com a pele para baixo e esfregue com pimenta preta (moída na hora) e sal para que penetre bem na carne, deixe repousar uns 10 minutos.
Espalhe por cima os alhos bem picados, o tomilho, o alecrim e cabeça de erva doce em rodelas bem finas. Enrola a barriga mantendo todos os ingredientes dentro e amarre com fio de cozinha com intervalos de 1.5 a 2 cm. Coloque sobre uma bandeja de ir ao forno e regue com um pouco de azeite e espalhe sal por cima, vai ao forno pré-aquecido 250º uns 15 minutos , dê-lhe a volta e deixe mais uns 15 minutos. Baixe a temperatura do forno para 140º e deixe assar umas 3 horas virando-a de vez em quando. Depois de tirara a porcheta do forno no próprio tabuleiro ainda quente espalhe por cima o mel e regue com o sumo das limas. Dê-lhe a volta um par de vezes para que empregue bem de molho, retire para uma tabua e deixe arrefecer um pouco antes de cortar em fatias. Coe o molho e desengrace e verta por cima da carne cortada, pode servir com ervilhas ao vapor, purê de maças ou purê de batatas.



Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares