Bacalhau com migas de broa e grão de bico

Não é à toa que estes três ingredientes são inseparáveis numa boa refeição típica portuguesa com azeite. O nosso rico bacalhau, a nossa deliciosa broa de milho e o grão de bico cozido, tudo regado com um bom azeite virgem, um prato que faz as delicias de muitos.

Hoje vamos confeccionar estes mesmos ingredientes, mas com outra apresentação. Uma apresentação que pode ser um reaproveitamento de algumas sobras de outra refeição na qual hoje em dia temos que saber aproveitar.

Ingredientes
2 postas de bacalhau salgado e demolhado

300 gramas de grão de bico seco
2 ovos cozidos
100 gramas de chouriça de carne
120 ml de azeite
½ broa de milho
2 dentes de alho
1 ramo de salsa
Azeitonas pretas galegas
Sal pimenta agosto



Preparação
De véspera deixe o grão de bico de remolho em água. No dia coza o grão de bico e escorra (pode usar já cozido de frasco), parta a broa em migas e reserve. Escalde o bacalhau 5 minutos em água a ferver, deixe arrefecer um pouco e parta em lascas retirando as espinhas e a pele, reserve. Numa sertã em lume médio aqueça o azeite com os alhos laminados, quando estiverem brandos junte a chouriça as rodelas e frite um pouco, passe para lume baixo acrescente a broa em migas e saltei tudo uns 5 minutos. Junte o grão de bico e o bacalhau e saltei mais uns 5 minutos, verifique o sabor de sal e tempere com pimenta a gosto. Despeje para uma travessa de servir e espalhe a salsa picada por cima e enfeite com as azeitonas e os ovos partidos, sirva quente.



Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares