O melhor Pudim Flan

O pudim flan, também conhecido como pudim de ovos ou pudim de leite é um dos pudins mais famosos de todo o mundo. Até porque a sua confecção Remonta da época do Império Romano, com o nome de" tyropatina" e com a particularidade de ser polveado com pimenta. Muito popular na Idade Média sobretudo na altura da Quaresma. Mais uma vez coube aos franceses no século VII, substituir a pimenta pelo o açúcar e popularizar o nome "flan" para sé referir a este pudim, derivado do alemão antigo" flado", que significava bolo ou objeto plano. Assim temos o Flan (como é mais conhecido) uma mistura de ovos e açúcar batidos e com adição de leite. A mistura é vertida na forma previamente untada com caramelo e tradicionalmente cozido em banho-maria com o caramelo na camada inferior. Depois de estar cozinhado é virado sobre um prato, fazendo com que o caramelo cubra o pudim. Desta receita fácil e simples hoje em dia também se usa outros ingredientes que deem mais sabor; como a baunilha, canela, casca de limão. Surgindo receitas que utilizam sumos e compotas de frutas, chocolate, café, queijo, iogurte. Assim como certas variações que incluem amêndoas, pistachos, doce de leite, limão, pimenta e mel e outras mais ousadas com queijo, peixe, espinafres, etc.

Depois desta grande variedade de maneiras de confeccionar o flan e fazer algumas, dando especial atenção ao com pimenta e mel, vou ficar com uma das mais tradicionais, e para mim a melhor maneira de fazer um pudim flan.

Ingredientes

Para o caramelo
300 gramas de açúcar
0,5 dl de água

Para o pudim
200 gramas de açúcar
10 ovos
1 litro de leite meio gordo
1 colher (das de sopa) de maisena

Preparação

Num tacho ao lume médio com as 300 gramas de açúcar e os 0,5 dl de água prepare o caramelo deixando um pouco claro, reserve. Numa tigela misture os ovos, o açúcar e maisena, misture bem com ajuda de uma vara de arames e junta-lhe o leite em fio mexendo sempre. Verta o preparado (fazendo passar por um passador de rede) na forma já untada com o caramelo e leve ao forno pré-aquecido 190º, em banho-maria cerca de uns 40 minutos, Deixe arrefecer bem o pudim para desenformá-lo, de preferência num prato ligeiramente fundo por causa do caramelo não transbordar.

P.S. _Para fazer a versão mel-pimenta, basta trocar o caramelo por mel misturado com 1 colher (sobremesa) de pimenta branca e untar bem a forma.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares