Frango ao molho de tomate

O tomate é o fruto do tomateiro.
Embora muita gente o considera como legume na verdade é uma fruta. Originário das Américas Central e do Sul, era cultivado e consumido pelos povos pré-colombianos, sendo atualmente cultivado e consumido em todo o mundo. Apesar de estar associado à Itália devido ao seu largo uso na sua culinária, o tomate já era consumido nas civilizações Inca, Maia e Asteca, antes de ser levado ao outro lado do mundo. Antigamente o tomate era tido como venenoso pelos europeus e cultivado apenas para efeitos ornamentais. A época em que se passou a consumir o tomate não é clara, mas o que se sabe é que o tomate ganhou popularidade quando os povos do sul da Europa declinaram sobre esta suspeita. A partir deste momento, o tomate passou a ser um dos principais ingredientes da culinária mediterrânea. Os primeiros tomates exportados da América foram logo batizados de Pomodoro pelos italianos, pois eram amarelos, parecendo maçãs douradas. Só em 1554 e que se ouve falar dos primeiros tomates vermelhos. Como curiosidade em Espanha uma guerra de tomates costuma acontecer na última quarta feira de agosto. Desde 1940, uma festa em que os moradores da cidade de Buñol ( um município da região de Valencia ) atiram tomates uns sobre os outros, pintando uns aos outros. Esta festa que tem o nome de tomatina tem origem de uma brincadeira de crianças, quando algumas crianças usaram seus almoços para guerrear na praça da cidade.

Ingredientes
1 kg de coxas de frango (ou um frango partido em pedaços)
1 tomate grande e maduro
250 ml de polpa de tomate
1 cebola media bem picada
2 dentes de alhos picados
1 folha de louro
1 ramo de salsa
1 copo de vinho branco
Sal
Tabasco (ou piripiri)
Azeite

Preparação
Colocar num tacho largo o fundo com azeite, juntamente com o tomate maduro partido, a cebola, os alhos e a folha de louro, deixar refogar um pouco. Junte o vinho branco e a salsa bem picada e deixar aquecer uns 5 minutos em lume médio, coloque as pernas e tempere de sal e tabasco a gosto, deixe mais uns 5 minutos e reduza para lume baixo, junte a polpa de tomate, mexa e tampe o tacho com a tampa. Deixe cozer em lume baixo uns 30 minutos.
Sirva com alguma massa ou um bom purê de batatas.


Bom Apetite

Comentários

  1. Tem muito que se lhe diga, o tomate! A questão de ser um fruto é uma particularidade engraçada e muito particular :)
    É um ingrediente ótimo para receitas salgadas e confere-lhes sempre um gostinho particular muito bom! Este frango deve ter ficado bem guloso :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares