Dourada no forno à portuguesa

Já lá vão uns 20 dias que não apareço por aqui, mas tem uma boa explicação. Batismo do neto e visita de uns familiares de Portugal, assim deixei o meu passatempo para fazer o que mais gosto, viver.
Estamos naquela faze do ano que já é quase verão, já pensamos em praia, roupas leves, passear e sobre refeições ligeiras e leves (operação bikini hahaha), assim nada melhor que um peixinho assado no forno, bem reconfortante e ligeiro, já a pensar no verão, alem disso normalmente o peixe no forno sal sempre bem. É nada melhor que uma dourada no forno e de uma maneira bem portuguesa.

Ingredientes
2 douradas de 700/800 gramas cada
600 gramas de batatas
1 cebola grande
3 dentes de alho
1 colher (das de chá) de colorau
4 tomates
1 pimento vermelho
1 limão médio
1 ramo de salsa
Flor de sal
Pimenta moída na hora
Azeite

Preparação
Hoje em dia basicamente as peixarias já limpam o peixe e o preparam para o que sé destina. Basta em casa passa-lo por água fria para retirar algum sangue que possa conter, faça um corte ao meio deixando a espinha inteira e salpique com um pouco de flor de sal e pimenta por dentro. Coloque num tabuleiro com as batatas descascadas e em rodelas grossas a volta dos peixes, tempere de flor de sal e pimenta a gosto, nos cortes do peixe coloque umas rodelas de limão e polvilhe com o colorau. Adicione o pimento em tiras, os alhos descascados laminados e cebola descascada as rodelas. Cubra com os tomates em rodelas depois de lavados e regue com azeite e um copo de água, vai ao forno pré-aquecido 180ºC uns 50 minutos ou até ficar assado. Sirva com salada ou arroz branco.

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares