Pernas de frango com cúrcuma

De vez em quando dou um passeio pela net, mais propriamente nos blogs de culinária, e justamente num desses passeios dei com algumas confusões que certas pessoas fazem entre a cúrcuma e o açafrão das índias ou açafrão da terra como também é conhecido. Não é que seja um grande esperto, mas há coisas que fico abismado de ler, claro que muitas vezes somos enganados por certas marcas, ( esta é uma das razões por que não me associo a marcas) por isso a que pesquisar uma pouco para ter o mínimo de conhecimento do que sé publica. Assim para que não tenha duvidas aqui esta o que sei sobre o açafrão e a cúrcuma.

Os filamentos de açafrão são os estigmas de uma flor de cor lilás, na qual uma grama pode chegar a preços caríssimos. Também pode ser encontrado em pó, mas com preços já reduzidos, O açafrão transmite uma forte cor amarela e tem um gosto único e penetrante, A sua melhor utilização é com arroz e peixe - por exemplo, na paella espanhola, risottos italianos e pilaffs indianos. 


A cúrcuma não é uma raiz como muitos pesam, ela é um rizoma, ou seja, um caule subterrâneo de uma planta. Menos mal chamar de raiz, mas nunca chamar de açafrão. Normalmente vendida em pó desidratada, com um preço mais acessível tem um aspecto amarelo escuro e é rica em antioxidante, geralmente usada em pratos de caril e picles, muito boa quando usada parcimoniosamente em frango e peixe. Duas especiarias de plantas diferentes, que na cozinha são autênticas maravilhas, isto sem falar dos seus poderes medicinais...

Ingredientes
4 pernas de frango inteiras
1 colher (das de chá) de cúrcuma
1 colher (das de café) de mel
1 colher (das de sopa) de farinha de trigo
2 colheres (das de sopa) de azeite
Tabasco a gosto
Limão
Sal fino

Preparação


Numa taça coloque a farinha, a cúrcuma, o mel, o azeite e algumas gotas de sumo do limão. Mexa estes ingredientes até obter uma mistura bem homogênea e tempere de tabasco e sal a gosto, unte as pernas de frango com a mistura e deixe repousar uns minutos. Coloque as pernas num tabuleiro com grelha e leve ao forno pré-aquecido 180ª graus uns 20 minutos ou até ficar assado. Ao meio do assado virar as coxas para que fiquem douradas por igual, retire do forno e coe o molho. Pode servir com cuscuz e pimentos italianos assados com um pouco de molho por cima.


Bom apetite

Comentários

Mensagens populares