Ossobuco

Ossobuco é um prato tradicional da região da Lombardia, norte de Itália em especial da cidade de Milão. O nome deste prato de perna de boi à italiana, conhecido como “ossobuco” significa literalmente “Osso com buraco”, em dialeto milanês italiano "oss bus"
A explicação desta designação é simples: no norte da Itália a perna de boi é cortada às rodelas juntamente com os ossos. Cada rodela tem no centro um bocado de osso em forma de tubo. No buraco desse osso encontra-se o tutano uma iguaria rica em sabor e textura que não deve ser retirado, pois isso vai potenciar o sabor do prato.
 As peças de Ossobuco devem ter no máximo três centímetros de altura e cerca de 250 gramas, peças maiores será mais difícil o seu cozimento devido a carne magra, rígida e fibrosa a volta do osso. Ideal em preparos caldosos como cozidos de panela, ensopados, sopas e consommés. O ossobuco tem que ter um cozimento longo e vagaroso para amaciar as fibras e preservar o sabor natural da carne. Normalmente este prato e acompanhado com risoto milanês feito com açafrão, existindo por todo o mundo varias versões, mas todas iguais numa coisa, feito, muito devagar em fogo lento, pois a pressa é inimiga do ossobuco.

Ingredientes
4 rodelas de ossobuco (250 gramas cada + ou - )

1 cebola grande
1 cenoura grande
3 dentes de alho ou um alho Frances
3 tomates maduros
1 ramo de salsa
1 folha de louro
2 copos de vinho tinto de boa qualidade
Pimenta a gosto
Farinha de trigo quanto baste
Azeite quanto baste (na receita original usasse manteiga)
Sal quanto baste
Casca de um limão

Preparação
Faça um corte nas laterais das peças, tempere comum pouco de sal fino e pimenta moida na hora e passa-se por farinha ate ficar bem enfarinhados. Num tacho grande com o fundo coberto de azeite e aloure a carne de todos os lados (faça esta operação um de cada vez), no mesmo tacho no fundo coloque a cebola descascada as rodelas e os ossobucos dourados por cima. Acrescente os dentes de alhos amassados sem casca, a cenoura em tiras (utilize um descascador de batatas), os tomates em pedaços, a folha de louro, o ramo de salsa e a casca do limão. Tempere de sal e pimenta e regue com o vinho, levante fervura em lume alto para o vinho perder o álcool, acrescente água até cobrir a carne, tape a panela e baixe para lume médio-baixo. Deixe cozer umas 2 horas aproximadamente, verificando que não fique seco, acrescente água sé necessário. Sirva com arroz basmati.

Nota

Os italianos gostão de polvilhar com uma mistura de casca de limão ralado, alho e salsa bem picadinho por cima

Bom Apetite


Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares