Nanaimos Bars

Tudo começou com uma limpeza a gaveta das receitas, papeis e mais papeis, até que encontrei esta receita “Nanaimos Bars”e pelo aspecto do papel já bem velhinha.

Os quadrados de Nanaimos, ou barras de Nanaimos, um doce canadiano com o nome da sua cidade natal, ou seja, a cidade de Nanaimo na Colômbia britânica da costa oeste do Canadá. Muito popular também no norte da America, esta receita dos anos 50 que nasceu graças a uma senhora que a incluiu em um livro de receitas dessa época para angariar fundos. Logo o doce ficou muito popular por toda a região, tanto em casa como em pastelarias ou cafeterias.
Posteriormente se estendeu pelos Estados Unidos, ao que os nova-iorquinos tentaram rendi-vincar para ai a sua origem.
Atualmente existem varias versões da receita original, mas todas elas com 3 camadas. Aqui fica esta receita que segundo pesquisas que fiz é das mais originais.

Ingredientes
250 gramas de manteiga pura
50 gramas de açúcar
30 gramas de cacau em pó
50 gramas de coco ralado
60 gramas de nozes
160 gramas de bolachas ( tipo digestiva)
1 ovo
1 colher (de chá) de essência de baunilha
4 colheres (de sopa) de natas
200 gramas de açúcar glass
120 gramas de chocolate negro
Preparação

Base
Derrete-se 110 gramas de manteiga e mistura-se com o cacau, adiciona-se o ovo batido e mistura-se até ficar bem homogêneo. A parte mistura-se o coco com as nozes e as bolachas trituradas, junta-se a outra mistura e mistura-se bem até ficar uma massa pastosa. Num molde  (15 cm por 25 cm), coberto com película aderente para ajudar na hora de retirar do molde, colocamos a massa pressionando bem para que fique bem compacta.

Camada do meio
Entretanto com a ajuda de uma batedeira, bata 120 gramas de manteiga amolecida ( não derretida) até que fique bem macia, misture com o açúcar glass batendo com uma velocidade media, até ficar bem homogêneo, adiciona-se a essência de baunilha e as natas, temperando com uma pitada de sal. O creme de ficar bem uniforme e esponjoso, fácil de barrar. Espalhe por cima da base e leve ao frigorifico no mínimo uma hora.

Camada de cima
Parte-se o chocolate em pedaços pequenos e derrete-se juntamente com 20 gramas de manteiga, mistura-se bem e espalhe por cima das outras camadas alisando até cobrir bem todo o preparado, leva-se ao frigorifico até solidificar bem. Na hora de servir, retire do molde e com ajuda de uma faca bem fina corte em quadrados.


Bom Apetite



Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares