Robalo recheado com presunto

O robalo é um dos mais nobres habitantes das costas portuguesas, cuja a carne muito delicada e leve, com poucas espinhas faz as delícias de qualquer comensal. Um peixe muito apreciado pela qualidade de sua carne, difícil de substituir por outra espécie.
Os robalos mais pequenos são muito apreciados grelhados, ao passo que os exemplares de maiores dimensões beneficiam quando cozidos ou assado inteiros, constituindo também uma matéria-prima de eleição para a confecção de "Peixe ao Sal", mas hoje vamos faze-lo ao forno e recheado.

Ingredientes
2 robalos entre 800 gramas a 1 kg (cada)
200 gramas de presunto em fatias
500 gramas de batatas as rodelas grossas

1 cebola grande as rodelas
1 pimento vermelho em tiras
2 tomates bem maduros
1 limão
1 ramo de salsa
1 colher (de sopa) de banha
2 colheres (de sopa) de azeite
1 colher (de sobremesa) de colorau
2 copos de vinho branco
Flor de sal quanto baste

Preparação
Escama-se os peixes e tiram-se-lhes as tripas e as guelras sem os abrir. (pode pedir que o façam na peixaria)
Lava-se bem os peixes, dando-lhes um golpe ao meio enviesados sem os partir, temperam-se com o sumo de limão e a flor de sal e deixam-se tomar gosto uma hora aproximadamente. Recheia-se com as fatias de presunto (reserve uma ou duas fatias) e deitam-se numa assadeira por cima das cebolas, dos pimentos e os tomates esmagados, tempera-se com vinho branco, azeite, colorau, a salsa e a banha em pedaços por cima. Deixa-se tomar gosto mais uma hora e espalhe as batatas as rodelas a volta espalhando as duas fatias de presunto por cima em pedaços pequenos. Leva-se a assar em forno pré-aquecido 180º durante uns 30 minutos, regando de vez em quando com o próprio molho. Ao meio de estar assado pode adicionar um pouco de água caso seja necessário.



Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares