Bolo úmido de nozes

É certo que estamos na quaresma, ou seja, estes quarenta dias entre o Carnaval e a Páscoa. Na religião Cristã uma espécie de preparação feita através de jejum abstinência, mortificações, caridades, etc. A penitência pública ao longo da Quaresma, com o passar dos anos caiu em desuso, mas ficou no espírito dos fiéis a necessidade de se prepararem ao longo de 40 dias de penitência para as festas pascais. 
Assim hoje vou deixar aqui uma tentação bem gostosa e guardem a receita para fazer no dia de Páscoa.

Ingredientes
100 gramas de miolo de nozes
100 gramas de cenoura
200 gramas de abóbora
160 gramas de farinha com fermento
80 gramas de açúcar amarelo
50 gramas de manteiga
3 colheres (das de sopa) de mel
4 colheres (das de sopa) de azeite
2 colheres (das de sopa) de vinho do porto
1 colher (das de café) de sal fino
1 laranja
2 ovos
1 pitada de noz moscada
1 pitada de canela
1 pitada de erva doce
(pitada; quantidade que cabe entre o dedo indicador e o polegar)

Preparação
Coza a cenoura e abóbora em pequenos cubos (previamente descascadas) em água temperada com o sal e uma tira da casca da laranja. Estando tudo bem cozido, escorra através de um passador e reduza a purê juntamente com a tira da casca de laranja.
Coloque o preparado numa para uma taça grande e adicione o vinho de porto, sumo de meia laranja e as especiarias, envolva bem e junte os miolos de nozes (grosseiramente partidas), os ovos, o açúcar, o azeite e o mel, mexa bem. Junte a farinha com a manteiga amolecida e bata tudo muito bem batido.
Verta o preparado numa forma retangular barrada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno pré-aquecido a 180ªC cerca de 35 a 40 minutos. Desenforme em frio e enfeite com rodelas bem finas de laranja e algumas nozes, regue com mel e sirva em fatias.

Bom Apetite

Comentários

  1. Gosto muito de bolos humidos, quase a pender para o pudim! Esse é certamente delicioso! Podemos ver estes dias de abstinência como uma mais valia para a dieta e para a saúde! Tudo tem aspetos positivos! Abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares