Fideuá de Gambas

Como hoje é domingo nada melhor que uma Fideuá!

Como sabem muito já falei por aqui dos fideos ( veja Aqui por exemplo), que são muito apreciados na cozinha mediterrânica, mesmo assim aqui fica mais um pouco deste prato.
Fideuá (pronunciação dialectal da palavra Valenciana fideuada, igual a quantidade ou muitos) é um prato a base de frutos do mar originalmente da costa de Valência, que é feita de uma forma similar à paella. Seu ingrediente principal é o macarrão (geralmente tipo oco) que juntamente com vários peixes (tamboril, choco, lula) e moluscos (ameijoas, camarão, lagostim), assim seja basta trocar o arroz por macarrão, e em vez de paella temos a fideuá.

A invenção da fideuá é atribuída a uma história engraçada, conta-se que Gabriel Rodriguez Pastor (“Gabrielo” apelido) cozinheiro chefe de um barco de pesca da zona costeira de Gandia (cidade ao sudoeste de Valencia) e seu ajudante Juan Bautista Pascual ("Zabalo” apelido), numa tentativa de ajudar os restantes marinheiros, pois devido ao capitão do barco gostar muito de arroz, quando este o preparava tipo à Banda (prato típico da zona), as doses quase nuca chegava para todos.Tentando encontrar uma solução para o problema, substituirão o arroz por macarrão, pensando que o capitão não gosta-se, assim sobrava mais para os marinheiros. Só que a invenção foi tão boa que logo pegou fama,chegando aos restaurantes da zona do porto que começaram a prepara-lo, sendo o restaurante “Casa da Pastora” onde sé fizeram as primeiras “fideuades”.
Considerado até os dias de hoje um dos pratos mais característico da região, ainda hoje em Gandia realiza-se grandes certames com concursos para apurar as melhores fidéuas.

Assim como a “Paella” a fideuá sé faz numa paellera (recipiente amplo e largo tipo uma sertã), sendo que receitas mais antigas seriam feitas em tachos largos. Para ter um sabor ao mar vamos prepara-la com um bom fumet (Aqui como fazer) na qual servira de caldo base para a preparação da Fideuá.

Ingredientes
800 gramas de gambas (camarões grandes)
600 gramas de fideos nº 3
2 litros de fumet de pescado
1 colher (das de sopa) de pimentão doce (colorau)
3 tomates bem maduros
3 dentes de alhos
Azeite quanto baste
Açafrão quanto baste
Sal quanto baste

Preparação
Cubra o fundo de uma paellera e leve ao fogo médio, quando comece a aquecer frite as gambás e reserve a parte. No azeite que sobrou na paellera, coloque os dentes de alhos laminados, os tomates troçados e o colorau e deixe estrugir uns minutos, acrescente o fumet e deixe ferver, coloque o açafrão e verifique tempero de sal. Introduza os fideos e as gambas (reserve algumas para enfeitar por cima), deixe cozer uns 15 minutos e de seguida coloque a paellera no forno preaquecido a 160ªC, durante uns 5 minutos para que fique seca. Sirva de imediato.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares