Salada de feijão branco de conserva

Muito sé poderia falar sobre as conservas, podemos dizer que hoje em dia é um grande aliado na cozinha, e certo que historicamente alguns métodos alteraram drasticamente o caráter de alimentos enlatados. 
Em muitos casos, estas alterações tornaram-se as qualidades desejáveis, tais como queijos e iogurtes, picles, por exemplo. Os alimentos em conserva servem para evitar a deterioração (perda de qualidade, ou comestibilidade de valor nutricional). Isto é geralmente conseguido, impedindo o crescimento de leveduras, fungos e outros microrganismos, assim como retardar a oxidação de gorduras que causam o ranço. Também incluem processos que inibem a descoloração natural que pode ocorrer durante a preparação dos alimentos, tais como escurecimento enzimático reação que acontece após o corte. Em alguns casos servem para manter ou melhorar o valor nutricional, textura e sabor, etc.

Ingredientes
1 lata de feijão branco em conserva (400 gramas)

100 gramas de bacon fumado
1 chouriço vermelho de colorau
1 chouriço de vinho
1 colher (das de chá) de oréganos secos
3 dentes de alho
1 colher (das de sopa) de mostarda em grãos (Maille àl Ancienne)
100 gramas de pimento vermelho picado
1 colher (das de sopa) de vinagre de maça
4 colheres (das de sopa) de azeite virgem extra suave
Pimenta branca (moída na hora) quanto baste
Flor de sal (moído na hora) quanto baste

Preparação
Comece por preparar um molho da seguinte maneira. 
Ferver os dentes de alhos com a pele em água temperada de sal durante 2 minutos, retirar da água e limpar das peles. Numa taça misturar a polpa dos alhos cozidos com a mostarda, e o vinagre, acrescentar o azeite pouco a pouco mexendo sempre. Tempere de flor de sal e pimenta, reserve. Numa sertã antiaderente (sem gordura) saltear o bacon cortado em troços, quando começarem a dourar, retirar e dourar os chouriços as rodelas. Numa saladeira colocar os feijões escorridos e misturar com o pimento, o bacon e os chouriços. 
Salpique com os oréganos e sirva temperado com o molho preparado.



Bom apetite

Comentários

Mensagens populares