Mousse de chocolate

Inventada no início do século XX pelo francês Henri de Toulouse Lautrec, na qual no princípio lhe chamou de "maionese de chocolate”. A mousse ou “espuma” (traduzido do Frances para Português) é uma preparação culinária de origem francesa, cuja base é claras de ovos batidas em ponto de neve. Sendo a mais conhecida a de chocolate, porem também pode ser elaborado preparações com outros ingredientes. Para uma boa mousse deve-se ter em conta o batimento das claras, na qual deve ter uma textura esponjosa com minúsculas bolhas. Batidas em ponto neve (nunca muito duras ou em castelo) e depois envoltas com a base (chocolate, frutas, mariscos, peixes ou legumes) que lhe vai dar nome. Depois de feita tem que ter um aspecto de merengue, duro e suave com tendência a pingar.

Normalmente a manteiga e as natas só são utilizadas em preparações para mousses doces, na qual dependera a sua qualidade para o resultado final e também incrementar o seu poder nutritivo. Depois de preparada pode-se dividir em porções iguais ou numa só taça, na qual tem que pelo menos ir a frigorifico por 2 horas.

Ingredientes
200 gramas de chocolate negro

6 colheres (das de sopa) de açúcar
2 colheres (das de sopa) de manteiga
6 ovos
amêndoa partida para enfeitar





Preparação
Derreta o chocolate partido em pedaços, em banho-maria e junta-lhe o açúcar mexendo bem até o diluir todo. Adiciona-lhe as gemas  batidas e a manteiga derretida e bate-se tudo até ficar homogêneo, no fim misturam-se as 6 claras batidas em neve e envolve-se bem. Divide-se em taças pequenas e vai ao frigorifico por 2 horas aproximadamente, enfeite com as amêndoas só na hora de servir.



Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares