Arroz Basmati

Conhecido como o tipo de arroz mais velho do mundo esta ligado a pratos e a cozinha oriental, um arroz perfeito também para acompanhar qualquer prato, seja carne, peixe ou legumes. Além disso o seu índice glicêmico é menor do que outros arrozes, por isso é aconselhável para diabéticos.
Basmati é uma variedade de arroz com a particularidade de ter um grão mais comprido que o normal. Famoso pela sua fragrância e com um sabor requintado, por isso o seu nome em hindi significa "rainha da fragrância". Cultivado a muitos anos na Índia e no Paquistão, sendo o das montanhas do Himalaia o mais famoso. Os melhores tipos de arroz basmati são envelhecidos por vários anos antes de ser descascado e comercializado, na qual depois desse tratamento o arroz cozinha melhor e com menos água, assim, o seu aroma é mais concentrado.
Com duas variedades (branco e castanho), a sua preparação tradicional necessita uma pré-lavagem e um remolho de mais ou menos ½ hora, dada a possibilidade dos grãos do arroz ficar colados devido à alta quantidade de amido, hoje em dia a sua confecção facilitada por métodos mais rápidos. Procurava eu um bom Basmati de origem das montanhas do Himalaia quando encontrei esse em sacas ( de 90 a 110 gramas) próprias para a sua cozedura. De preparação simples e rápida, não diferencia nada do sabor, em semelhança a preparação ao método tradicional.



Ingredientes

Basmati em sacas ou a granel ( uma saca da para 2 pessoas)
Água quanto baste
Sal (pouco ou mesmo nenhum)

Preparação;

Tradicional
Lave o arroz em varias águas até a água começar a ficar clara, deixando o arroz remolhar em água por meia hora, passado esse tempo escorra e reserve. Num tacho ponha a água a ferver (para uma medida de arroz uma e ¾ de água), quando começar a ferver deite o arroz e tempere de sal (facultativo), quando voltar a ferver, baixar o lume para mínimo e tapar o tacho, deixar 15 minutos e apagar o lume, deixar repousar mais 5 minutos e esta pronto a servir.

Em sacas
Por um tacho ao lume com 1 litro de água a ferver temperada de sal (facultativo), quando estiver a ferver coloque a saca de arroz e deixe ferver por 12 minutos, passado esse tempo retire para um recipiente e deixe repousar uns 5 minutos. Abra a saca e verta o arroz num outro recipiente para servir.



Nota
-A utilização de pouco sal ou nenhum é para não neutralizar os aromas do arroz na cozedura, podendo misturar depois de cozido.
-Sé querem dar um toque mais oriental salpique a dose de arroz servido com coentros, cominhos e colorau tostado em uma sertã sem azeite mais o menos um minuto.
-Sirva com curry ou carnes assadas no forno ou dé um taque de enfeite especial para qualquer prato.


Bom apetite

Comentários

Mensagens populares