Bacalhau à Brás


A uns dias atrás fiz um salmão tipo a Brás,ao pensar em edita-la, verifiquei que ainda nem tinha editado uma de Bacalhau à Brás, bem primeiro vamos a original e depois a experiência com o Salmão. O bacalhau à Brás sendo um dos pratos mais típicos de Portugal outrora era servido nas tascas e tabernas do bairro alto em Lisboa. Vendo uma receita das mais modernas deste prato verifico que estes ditos cozinheiros Gourmet simplificaram as coisas com a batata palha de pacote, Como dizia um amigo meu “nossa que violência”! e isso digo eu, pois apesar de nascer de uma taberna já foi servido em muitos banquetes de grande magnitude e não merece um tratamento desses. Sim possivelmente nasceu pelas mãos de algum taberneiro com o nome de Bras, por isso é um prato tosco, caseiro, feito da maneira mais simples possível, na qual o seu excelente sabor depende da relação dos componentes da receita, principalmente a quantidade de cebola em relação ao bacalhau e o azeite que tem de ser de boa qualidade para fazer este prato. Os Portugueses levaram a receita para Macau onde ai também é de grande aprecio. Também encontrado em Espanha sob. o nome de bacalao Dorado ou Revolto de Bacalao a La Portuguesa.

Ingredientes
500 gramas de bacalhau salgado (Já demolhado)

600 gramas de batata para fritar
6 Ovos
4 colheres de sopa de Azeite virgem
2 Cebolas medias
2 dentes de Alho
Salsa
Sal e pimenta a gosto
Azeitonas pretas (galegas de preferência)
Óleo quanto baste, para fritar

Preparação
Verta água quente sobre as postas de bacalhau e deixe repousar 2 minutos, retire da água e limpe da pele e as espinhas e desfie o bacalhau. Reserve.
Descasque as batatas e corte em palitos bem finos (3 milímetros, este é o corte ideal para a batata palha) e frite estas batatas em óleo quente e retire-as assim que começam a alourar (o que é rápido). Reserve-as.
Pique o alho muito fino e as cebolas em rodelas finíssimas e refogue lentamente em lume médio, num tacho de fundo largo com o azeite, quando a cebola estiver cozida e transparente.
Junte o bacalhau desfiado e mexa até envolver bem tudo. Junte então as batatas e reduza o lume para baixo/médio, acrescente os ovos batidos e temperados com sal e pimenta. Mexa com uma colher de pau, continuamente até os ovos cozam, mas que fiquem cremosos. Verta imediatamente para uma travessa e salpique com salsa picada e sirva enfeitado com azeitonas pretas, ditas “galegas” (azeitonas miúdas curtidas pelo método tradicional).


Bom Apetite

Comentários

  1. Uma das formas mais simples e mais deliciosas de se usar o bacalhau desfiado.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares