Bacalhau à lagareiro


Dezembro possivelmente o mês em que o bacalhau ganha mais destaque, por isso durante esta minha ausência uma das coisas que mais fiz, foi aprender um pouco mais sobre o bacalhau. Sendo assim resolvi marcar este meu regresso com uma receita das mais conhecidas e confeccionadas. Com origem na região das Beiras (Portugal), antigamente muito confeccionado pelo fim da época da produção dos azeites novos nos finais de Outubro. 

Hoje em dia com uma vasta lista de versões deste prato na qual originalmente essa receita era preparada para provar o novo azeite produzido. Assavam-se os pimentões, as batatas e as cebolas com cascas espetadas num arame e penduradas dentro do forno de lenha, por baixo um tabuleiro refratário com boas postas de bacalhau na qual sé juntavam o alho cru e regava-se com bastante azeite novo recém retirado do lagar (prensas antigas que moem as azeitonas para a produção de azeite). 
Ai nasceu esta receita por ser originalmente preparado onde havia muita fartura de azeite (nos lagares de azeite), assim a receita de “Bacalhau à Lagareiro” tornou-se uma das mais tradicionais e deliciosas receitas para ser degustada com um bom azeite.

Ingredientes
1 quilo de batatas pequenas
4 postas de bacalhau demolhadas (lombo)
2 cebolas medias em rodelas
1 pimento vermelho em tiras
6 dentes de alhos esmagados
2 folhas de louro
Sal grosso quanto baste
Azeite quanto baste
Coentros frescos

Preparação
Lave bem as batatas com a pele e num tabuleiro polvilhadas com bastante sal grosso, leve-as a forno a 200ºC durante cerca de 30 minutos. Entretanto em outro tabuleiro asse as postas de bacalhau pinceladas com azeite. Retire as batatas do forno e dê-lhes um pequeno murro para que abram, junte- as ao tabuleiro do bacalhau, adiciona-lhe o pimento, a cebola, os alhos e as folhas de louro, regue com bastante azeite e leve ao forno por mais 10 minutos. Sirva recém saído do forno enfeitado com azeitonas e coentros.

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares