Batata frita crocante e estaladiça

A batata é o vegetal mais popular do mundo e o quarto mais consumido, sendo usado em receitas em todo o mundo. O segredo do grande sucesso da batata é sua grande diversidade, que proporcionam várias opções de cor e sabor. Algumas variedades dão às sopas uma textura cremosa e um gosto delicado que destaca os outros ingredientes. Outros tipos de batata são melhores cozidas, servidas como um simples lanche ou recheadas com diversos ingredientes.

As batatas com maior teor de amido (farinhentas) são melhores para o cozimento, para fritar e para amassar, enquanto outras com menos amido são melhores assadas e mais utilizadas em saladas. Para saber a quantidade de amido pode-se fazer o teste da água salgada (batatas pobres em amido flutuam e as ricas em amido afundam), ou simplesmente da observação (batatas ovais com pele espessa são melhores para o cozimento, enquanto as grandes e arredondadas servem para várias outras finalidades). Mas, sem dúvida, um dos pratos mais conhecidos em todo mundo é a batata frita. Apareceu pela primeira vez na década de 1840, e se tornou popular rapidamente em Paris, desde então a receita se espalhou pelo resto do mundo. Atualmente a popularidade mundial da batata frita deve-se também às grandes empresas de lanches, como McDonalds, Burger King, etc, ou as ditas batatas de pacote de varias marcas. A que ter em conta que o consumo generalizado da batata processada não é tão vantajoso quanto consumir a batata fresca, porque durante esse processo o produto perde cerca de 50 por cento de seus nutrientes, além de conter muito mais gordura que a batata frita fresca. Sendo assim hoje vamos fazer aquelas batatas tão apetitosas e estaladiça e crocante, “tipo pacote”, para fazer de acompanhamento o simplesmente para o lanche.

Ingredientes

Batata com elevado teor de amido (fritar)
Sal fina
Óleo quanto baste para fritar

Preparação
Descasque as batatas e corte em rodelas o mais fino que poder (existe no mercado utensílios próprio) com uma faca bem afiada. Deixe-as demolhar em água fria e salgada, por cerca de 20 minutos. Retire-as da água e seque bem as batatas, numa fritadeira com óleo a 180ºC e frite as batatas em pequenas dozes mexendo sempre, retire-as para cima de papel absorvente para que sequem. Sirva-se como melhor voz apetecer.

Bom Apetite

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares