Frango no forno à Teriyaki



 Basicamente esta receita enfoca mais o molho Teriyaki que o frango. Teriyaki que na verdade é mais uma técnica do que um molho, ou seja teriyaki é uma maneira de preparar os alimentos com um molho próprio, sendo esse molho um dos mais utilizados na culinária japonesa, que é preparado com a mistura de quatro ingredientes básicos: mirin (vinho doce de arroz), açúcar amarelo, sake e molho de soja. O teriyaki (alem do molho com o mesmo nome) na cozinha japonesa, consiste em que os alimentos são assados ​​(assado ou grelhado) em uma marinada de um molho doce . Traduzindo a palavra Teriyaki, na qual é derivado da palavra "teri"  a que se refere ao brilho que dá o molho, e "yaki" a que refere-se ao método de cozimento, ou seja mergulhar no molho ou pincela-lo com o molho várias vezes o alimento até estar feito.Literalmente significa glaserar, isto é, quando cobrimos qualquer alimento com uma capa que lhe da um certo dourado e impregnar a sua superfície com um sabor específico na grelha ou no forno. Já o molho na qual tem o mesmo nome da técnica é adequado para qualquer tipo de carne, principalmente frango ou peixes gordos. 
Claro que hoje em dia em boas superfícies comerciais já podemos encontrar (assim como os ingredientes para prepará-lo) este molho preparado, sendo que o molho teriyaki preparado em casa fica muito mais intenso e saboroso que os que compramos em qualquer loja. Um molho perfeito tanto para qualquer tipo de carne, peixes ou até legumes e macarrão feitos na wok.

 Ingredientes para o molho Teriyaki

150 ml.de molho de soja
150 ml. de Mirin
50 ml. de Sake
50 gramas de açúcar amarelo




Preparação
Misture todos os ingredientes em uma panela e coloque em fogo médio alto, mexa sem parar até que o açúcar sé dissolver, deixe ferver em fogo médio baixo por mais 15 minutos ou até ficar reduzido a um terço e com um aspecto brilhante. Retire do fogo e deixe esfriar completamente (aconselho a preparar o molho de véspera), uma vez frio, use molho Teriyaki em qualquer receita de carne ou peixe, grelhado ou assado.



Ingredientes para o frango
1 preparado de molho teriyaki
1 bom frango do campo (entre 1.2 a 1.3 kg)
1 dente de alho
1 colher (das de chá) de sumo de lima
Sal grosso quanto baste


Preparação
Abra o frango ao meio (como para churrasco),dentro do próprio tabuleiro que vai ao forno tempere com o alho bem picado, sumo da lima e sal a gosto, verta o molho teriyaki e deixe marinar por uma hora. Leve assar em forno pré- aquecido 180º durante aproximadamente 1 hora (poderá variar de forno para forno) ou até ficar assado. Durante o tempo de assar pincele o frango varias vezes com o próprio molho e vá virando o frango para dourar por igual. Estando assado retire do forno e parta-o e pedaços e sirva com arroz basmati ou simplesmente com batas fritas e salada.


Bom Apetite

Comentários

  1. Parece-me mesmo bem esse molhinho!!! Frango no forno é sempre bom :)
    beijo

    http://ratatuidospobres.com/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares