Crie o seu Gin Tônico

Já vem sendo habito começar as publicações das receitas com uma bebida, desta vez trago a receita do "Gin Tónico". Independente do gin ou da água tônica que usarem (deixando isso ao vosso critério), uma coisa é certa que beber simplesmente um Gin tônico (água tônica, limão e gin) já não é como era, essa mistura que sé tornou famoso quase em todo mundo têm se multiplicado no mercado para agradar a um consumidor cada vez mais requintado em sabores e misturas. Mas, apesar dessas experiências novas a história do gin remonta há muito tempo.

Tudo começou na índia no período colonial do império britânico, com as tropas britânicas sofrendo de malaria e necessitando tomar fortes doses de quimina e para dissimular o seu sabor amargo resolveu adicionar genebra. O gelo e o limão veio mais tarde, talvez para ajudar a refrescar e combater o calor. Quem diria que esta bebida hoje em dia consumida em bares, pubs e discotecas, tem uma história marcada por malária, a necessidade de encontrar uma cura e um mau gosto de quinino. Os ingleses levaram a fórmula para as fábricas de refrigerantes na Inglaterra, que foi patenteada no ano de 1858. No início ela foi somente utilizada como medicamento no combate à malária devido a forte presença de quinina. Sendo que a água tônica atualmente industrializada e distribuída no mercado não possui propriedades medicamentosas sendo apenas um refrigerante de gosto amargo. Possui quantidades mínimas de quinina, cerca de 5 miligramas por litro (mg/l), enquanto para o tratamento da doença é necessário em torno de 1,5 g ao dia. Hoje em dia muito usada como uma bebida de mistura para coquetéis, especialmente os que são feitos com gim (gin tônico). Com adição de limão ou lima é conhecida como bitter lemon, (limão amargo) ou bitter lime.

Já o Gin, (genebra em português) um destilado de grãos, hidratado a 60 ° e redes-tilado na presença de zimbro ou bagas de zimbro, nasceu na Holanda no ano de 1600,  quando o professor Franciscus de La Boe Sylvius na Universidade de leyden, ao pesquisar soluções para varias doenças (incluindo os rins). Feita a base de bagas cevada, centeio, milho e zimbro, a que ele chamou genièvre (zimbro em francês). Logo tornou-se muito popular e começou a ser comercializada e os holandeses batizaram de "Genever".

Com a Guerra dos Países Baixos mudo-se o curso da história desta bebida, uma vez que o exército Inglês na Holanda no regresso levaram com eles para casa o habito de beber e a receita na qual passaram chamar-lhe “Gin”. Assim, inicialmente Genever e Gin eram a mesma bebida. Com o passar do tempo devido ao alto custo de algumas de suas matérias-primas, assim como os altos impostos para eles, forçou os produtores britânicos a mudar sua fórmula. Utilizando um álcool forte é posteriormente reduzido é aromatizado com ervas,(como o holandês) com a diferença de ser novamente destilado, nascendo a designação de seco “Dry”.



Desde muito novo que o Gin Tônico foi a minha bebida preferida, quem me conhece sabe que na minha juventude era me ver nos pubs com um copo de gin tônico na mão, assim foi crescendo essa paixão até os dias de hoje. Apesar das varias receitas de hoje em dia (com pepino, com malagueta, com chás, etc) sou fiel ao clássico, devendo reconhecer que tenho que tirar o chapéu a alguns gins tônicos da nova geração, principalmente com chás. A única coisa que mudou nos meus hábitos foi a escolha do Gin, sempre de boa qualidade. Aqui deixo umas receitas bem simples de fazer. Claro que num bar e feito por um profissional (utilizado os acessórios certos) a coisa é outra, a única regra de ouro é que refresque os copos com gelo antes de os utilizar. (coloque gelo dentro do copo uns segundos, retirando ates de preparar o gin tônico)

Gim Tônico Clássico

Ingredientes
5 cl de gin
Rodelas ou tiras de casca de Limão ou lima


20 cl de água tônica
Gelo quanto baste

Preparação
Num copo de balão com pé alto esprema um pouco a casca do limão para dentro e deixe ai a casca com o gin cerca de 1 minuto para aromatizar, passado 1 minuto acrescente o gelo (picado grosso) até a borda do copo e acrescente suavemente a água tônica bem fria.

Gin Tônico Tea Tonic com chá

Ingredientes
5 cl de gin
1 saqueta de chá de sua preferência (algumas marcas de gins tem chás criado

propositadamente para esse efeito, enfatizando vários aromas)
20 cl de água tônica
Gelo quanto baste

Preparação
O certo será usar chás já criado pra esse efeito, mas não tendo use um de sua preferência ou vá testando novas misturas. Num copo balão de pé alto coloque o gin e a saqueta de chá, deixe cerca de um minuto para aromatizar o gin. Retire a saqueta de chá e acrescente gelo picado grosso ate a borda do copo, sirva com 20 cl de água tônica bem fria.

Gin tônico picante

Ingredientes
1 malagueta comprida (Chile)


1 pezinho de Romero
5 cl de gin
20 cl de água tônica
Gelo quanto baste

Preparação
No copo deixe a malagueta com o Romero 1 minuto ( sé quiser da so um pequeno aroma a picante retire a malagueta e o Romero, sé o quiser bem forte deixe estar enquanto o deguste). Acrescente o gelo ate a borda do copo e acabe com a água tônica bem fria.

Como pode ver, pode haver uma variedade enorme de maneiras de preparar um gin tônico, basta seguir estas regras básicas bem fáceis e usar um pouco da imaginação. Agora que tal ir para o bar e criar o seu gin tônico.
















Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares