Favas "reedição"

A fava, uma planta da família das leguminosas, não trepadeira, que produz vagens grandes, dentro das quais se formam as sementes na quais são comestíveis. Sendo um alimento de grande importância em vários países, desde os povos mais antigos, tais como os Gregos, Egípcios e Romanos bem como em muitos países do Médio Oriente já a apreciavam bastante. É incerta sua origem, no entanto, admite-se que seja da região do Cáspio e do Norte da África. É uma planta perfeitamente adaptada a climas mediterrâneos, onde tem um papel preponderante na dieta, especialmente no início da Primavera, quando existe pouca diversidade nas hortas. É muito rica em proteínas e carboidratos, embora pobre em vitaminas. Em Portugal as favas com chouriço, com entrecosto ou favas guisadas à Portuguesa são pratos tradicionais da gastronomia de Portuguesa, variando de região para região conforme os costumes e tradições. Sendo assim aqui esta outra vez esta receita e muito popular na minha zona (Gafanhas). Sendo um comer com muita fonte de gordura, não deixa de ser um comer muito rico, na qual não se podem comer todos os dias. Este prato normalmente se faz na altura das batatas novas e das favas, bem vamos deixar de conversa e vamos la outra vez ao pecado.

Ingredientes

1 kg de favas ( descascadas )
500 gramas de batatas medias ( de preferência novas )

400 gramas de entrecosto de porco
400 gramas de entremeada de porco
1 morcela (facultativo)
1 bom chouriço
2 colheres ( das de sopa ) de banha de porco
Ramos de alhos verdes
Sal

Preparação
Comece descascar as batatas ( se forem novas raspe com a faca, pois ficam melhores ) de seguida ponha as batatas e as favas numa panela com água e sal a ferver.
Entretanto frite as carnes temperadas com sal ( já cortada aos pedaços pequenos ). Ponha ao lume uma pela com a banha e comece por fritar o entrecosto e a entremeada até ficarem bem douradinhos, de seguida acrescente o chouriço e a morcela as rodelas, de uma boa fritada a tudo mais dois ou três minutos antes de tirar pique por cima os ramos de alho e deixe apurar. Escorra as batatas e as favas, coloque numa travessa e verta por cima a fritada.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares