Entrecosto à Califórnia "J.C. BBQ sauce"


Numa das minhas poucas conversas (via skipe) com o meu primo João Cardoso que esta nos States (U.S.A.), mais propriamente na Califórnia. Trocando algumas ideias de culinária, na qual esta receita me foi passada. Por essas bandas parece que é costume fazer o entrecosto “BBQ” desta maneira, ou seja, o celebre entrecosto com molho agridoce.

O Molho barbecue (ou "BBQ sauce", em Inglês ), trata-se de um genérico de uma variedade de outros molhos de sabor forte, habitualmente empregados em grelhados e outros pratos com base em carne assada. Sendo seu uso como um condimento para carne de porco e frango, sendo muito tradicional nos Estados Unidos.

O molho barbecue pode incluir ingredientes tanto doces como ácidos, sua preparação baseia-se tentar enfatizar o sabor típico dos grelhados. A receita varia de gosto para gosto, mas regra geral os ingredientes típicos incluem, tomate, vinagre, especiarias e adoçante, na qual este ultimo e fundamental. Esta receita um pouco demorada (para aqueles dias que se tem muito tempo), na qual faremos o molho juntamente com a confecção do entrecosto, deixando-o com aquele tipico sabor agridoce. Vale a pena, mesmo sendo demorado, pois no final o resultado será de uma verdadeira harmonia na hora de degustá-lo.


Ingredientes
1.5 kg de costela (entrecosto) de porco

 4 dentes de alhos
3 ou 4 malaguetas (piripiri)
1 colher (das de sopa ) de colorau
1 chávena (das de chá) de açúcar amarelo puro de cana

sal quanto baste
Vinagre quanto baste
Papel alumínio quanto baste












Preparação
Com os dentes de alho esmagados num pilão, junte o colorau e vinagre suficiente para fazer uma calda na qual esfregue em toda a peça de entrecosto. Tempere de sal e com a parte da carne para cima pique os malaguetas e espalhe por cima, cubra com o açúcar (fazendo como uma capa). Embrulhe em papel alumínio (de preferência grosso, sé não tiver embrulhe com varias folhas), coloque num tabuleiro com a parte da cobertura de açúcar virado para cima, vai ao forno entre 140ª a 150º durante umas 3 horas e meia. Passado esse vire o entrecosto (ainda embrulhando) e deixe mais ½ hora desta com o forno em potencia máxima, desligue e abra o papel por cima e desfrute deste verdadeiro pitéu.




Bom Apetite

Comentários

  1. Gosto imenso de entrecosto e ontem foi o nosso jantar, mas grelhado. Vou levar a receita, está com um aspecto de lamber os dedos :)
    Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares