Bife à Milanesa

Hoje tem comidinha caipira, isso mesmo trata-se do bife à milanesa, uma espécie de um panado com origem na cozinha que se tornou popular na maioria dos países em especial na America latina (Brasil). Feito com carne de vitela na qual são cortados em bifes temperados e fritos em oleo quente após serem empanados com ovos batidos e farinha de pão ralado. Com a denominação usada na Itália e também noutros países a tradicional costeleta “cotoletta alla milanese” de onde nasceu esta variante na qual originalmente era feita com o próprio osso da costeleta e frita em manteiga em vez de óleo. Em Portugal estes bifes carinhosamente chamados de "panados" ou “panadinhos”, tradicionalmente feitos com carne de porco, também podem ser feitos com carne de vaca normalmente cortado em fatias pequenas e finas, como para pregos ou na forma de bifanas. O tempero pode variar muito sendo o básico de apenas sal e pimenta, assim como alho picado, sumo de limão, piripiri, etc. Passados por ovo e pão ralado antes de serem fritos, mas também podem ser passados por farinha de trigo na qual lhe da um crosta mais crocante, inclusive podem igualmente misturar-se alguns condimentos na farinha ou no pão ralado, assim como salsa picada.

Em alguns países da Europa e médio Oriente, assim como nos EUA estes panados são feitos com carne de vitela, conhecidos com o nome de “Wiener Schnitzel”, ou simplesmente “Schnitzel”, Tanto os bifes à milanesa,os panados ou os schnitzel podem ser consumidos como uma sanduíche ou como um prato principal duma refeição, 


A costeleta à milanesa (cotoletta alla milanese) de onde saiu o bife provavelmente surgiu na própria cidade de Milão com origens gregas. Certos relatos mais antigos desse prato são do escritor italiano Pietro Verri que, em seu livro “Storia di Milano”, refere um documento de 1148, segundo o qual em um almoço na basílica de Santo Ambrósio e Milão, fora servido um prato de “lombos cum panitio” (costeleta de vitela panada).

No entanto, a difusão do bife à milanesa pelo mundo é atribuída aos austríacos, o Schntzel muito parecido ao bife à milanesa, ainda hoje existe uma disputa sobre qual destas iguarias será a original.

Ingredientes
800 gramas de bifes de vitela bem finos

3 dentes de alhos bem picados
Sumo de um limão
Pimenta a gosto
Sal quanto baste
3 ovos
Pão ralado quanto baste
Farinha de trigo quanto baste
Óleo para fritar

Preparação

Tempere os bifes com os alhos, sumo de limão, sal e pimenta a gosto e deixe marinar por uma hora. Comece por passar os bifes primeiro pela farinha de trigo, logo nos ovos batidos e por fim pão ralado. Feito esta operação frite-os em óleo bem quente de ambos os lados e deixe repousar sobre papel pardo para retirar o excesso de óleo. Sirva em sandes ou como prato acompanhado com arroz e feijão.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares