Paella mista (reedição)


Ultimamente tenho visto por aqui na blogosfera muitos pratos de arroz e pensei que tal voltar a editar uma receita de paella, até por que foi uma das primeiras que editei.

O nome paella vem do latim "patella", (existem varias versões, mas acho que esta é a mais plausível) espécie de bandeja usada na Roma antiga, onde eram colocadas as oferendas aos deuses, em rituais de fecundação da terra. Daí o prato ser chamado paella devido à paellera uma espécie de frigideira (parecido com a bandeja romana) rasa e grande (diâmetro mínimo de 30 cm, com duas alças de ferro ou aço), onde são preparados vários pratos da culinária valenciana, como o arroz negro e o fideuá (Massas). O formato da paella favorece o cozimento do arroz por igual. Na comunidade valenciana assim como em toda Espanha associa a paella a um evento festivo. Devido a sua preparação laboriosa e a seus ingredientes serem de certa forma um luxo para a maioria da população, só quando havia uma festa, a paella era o prato escolhido. Tradicionalmente era cozida em um fogo à lenha, preferencialmente ao ar livre e normalmente preparado por homens.

De origem nos séculos XV e XVI, na região de Albufera (Valência), região de grandes arrozais e de grande produção de verduras frescas. Era feito pelos camponeses que partiam para o campo com a paellera que na hora do repasto com o arroz, azeite e sal, agregavam ingredientes da caça, legumes da estação e as sobras que possuíam. Normalmente sempre feita no fim da tarde.

Há diversas receitas, mas a autêntica paella valenciana é a união de vários alimentos característicos da região como o arroz, frango, coelho, pato e uma variedade de feijões verdes, tomate, azeite e açafrão (que dá a cor amarela característica do prato). Ocasionalmente pode se adicionar alcachofras e caracois, alguns também adicionam ervilhas. Com a difusão da paella pela costa, foram acrescentados certos mariscos, como choco, camarões, lulas, lagostins, amêijoas mexilhões, polvo, até tornando-o um prato misto (terra e mar).

Em suas diferentes variações, encontram-se ainda as paellas marinheiras (peixe e mariscos) e a paella negra com tinta de lula.

Ingredientes

6/8 pessoas
1 cebola
3 dentes de alho

1 cenoura
1 pimentão verde pequeno
1 pimentão vermelho pequeno
400 gramas de arroz bomba
300 gramas de frango aos pedacinhos
300 gramas de entrecosto aos pedacinhos
200 gramas de miolo de amêijoas
300 gramas de camarão cosido
200 gramas de ervilhas ou feijão verde pouco cozido
1 limão para enfeitar
sal
azeite
mexilhões com casca quanto baste
1 colher (das de sobremesa) de açafrão
uma pitada de tomilho,pimentão doce,pimenta negra,noz moscada, cravinho (querendo pode comprar uns pacotinhos de sazonador que já tem as misturas perfeitas para paella)


Preparação

Aqueça uma goleada de azeite numa paellera (não tendo uma paellera, pode usar uma frigideira muito grande). Ponha as carnes a alourar de 5 a 10 minutos, voltando de todos os lados. Tempere de sal e acrescente os alhos, a cebola, os pimentões picados e a cenoura ralada e aloure mais 5 minutos. Acrescente o arroz, mexa e ponha 100 cl água a ferver onde dissolveu as especiarias ou o sazonador, deixe cozer durante 10 minutos em lume forte,reduza para lume fraco acrescente as amêijoas e alguns camarões. Retifique o tempero de sal e continue a cozedura por mais 15 minutos acrescentando água  sé necessário, mexa frequentemente com uma colher de pau. A quem diga que uma boa paelha tem que pegar, por isso não sé pode mexer.

Quando estiver quase pronto (5 a 10 minutos antes) acrescente por cima as ervilhas e os mexilhões e os restantes camarões a tempo de tomarem gosto, enfeite com gomos de limão e sirva de imediato.





Bom apetite

Comentários

  1. Que rica essa paella José e que bom aspeto que tem!! Acabei de jantar há pouco tempo mas confesso que fiquei novamente cheia de água na boca ;) hehe
    Beijinhos e boas receitas *
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Que rica paella!! Eu gosto tanto :)
    Está com um super aspecto mesmo, parabéns!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares