batatas à toscana

A cozinha toscana (A Toscana é uma das maiores regiões italianas em território e número de habitantes) consiste sobretudo em pratos simples, caseiros e tradicionais, basta dizer que esta região de Itália, na culinária tem influencia em quase todos os pratos de origem italiana.
E porque à toscana?,
Podemos dizer literalmente que o seu significado é dizer que é simples com tradição, pobre, caseiro, um prato que noz faz lembrar o comer das nossas avós. O tempo das cozinhas a lenha na qual a confecção dos alimentos eram simples, os produtos do quintal, o uso de animais pastando livremente como, galinhas, perus, gansos, coelhos, porcos e etc..
Presente hoje de uma maneira mais disfarçada na cozinha moderna, nos pratos gourmet, no menu das grandes festas. Mesmo assim esta cozinha à antiga seguira influenciando a preparação por muitos anos. Isto e Toscana!!!


Ingredientes
800 gramas de batatinhas novas
4 tomates maduros e pelados
3 dentes de alhos com casca
4 colheres (das de sopa) de azeite
1 colher (das de café) de oréganos secos
1 folha de louro
Sal quanto baste
Pimenta a gosto

Preparação
Descasque as batatinhas, lave e deixe escorrerem, numa frigideira com o azeite e os dentes de alhos esmagados, acrescente as batatinhas e deixe alourarem. Adicione os tomates triturados, a folha de louro e tempere de sal e pimenta, deixe ferver 2 ou 3 minutos mexendo sempre, verta para um tabuleiro (de preferencia refratário) e leve ao forno pré-aquecido 180º durante 20 minutos aproximadamente. Retire e polvilhe com os oréganos e sirva com peixe ou carne assada.


Bom apetite

Comentários

Mensagens populares