Bolo de Chá com frutos secos

Estando ainda nos rescaldos das festas, nada melhor começar depois desta minha ausência por aqui com uma receita de frutos secos, muito propícios desta época. Sendo uma boa alternativa para snacks e refeições muito açucaradas e hipercalóricas. Uns mais utilizados que outros, como o caso das nozes ou pinhões, sendo ricos em fibras e gorduras saudáveis são uma excelente fonte de energia.
 Ótimos em refeições os frutos secos em sobremesas aguçam mais os apetites. Muita gente só os utiliza como aperitivo, sendo verdade que se pode combinar em entradas, pratos ou sobremesas. Da próxima vez que for as compras, que tal dar uma oportunidade aos frutos secos, compre e cozinhe com alguma coisa. Desafie o seu paladar.

Ingredientes
50 gramas de passas
50 gramas de ameixas pretas secas
50 gramas de pinhões
50 gramas de miolo de noz
50 gramas de amêndoas palitadas
50 gramas de avelãs

2 saquetas de chá preto ou a gosto
100 gramas de margarina
150 gramas de açúcar
200 gramas de farinha com fermento
½ chávena (das de chá) de mel
4 ovos
Água quanto baste, farinha para polvilhar e margarina para untar.

Preparação
Tenha todos os ingredientes a mão, ferva a água suficiente para fazer uma boa chávena de chá (2dl), junte as saquetas de chá e as passas e deixe arrefecer, depois de frio retire as passas e rejeite as saquetas de chá.
Numa tigela, bata bem a margarina com o açúcar até ficar um creme fofo e volumoso. Junte o mel e depois os ovos um a um batendo sempre, adicione o chá que preparou, bata muito bem e junte a farinha aos poucos batendo sempre.
Pique as nozes e as avelãs grosseiramente e junte com as passas, os pinhões e as amêndoas palitadas. Envolva bem e misture com o preparado da massa, verta para uma forma bem untada com margarina e polvilhada com farinha. Enfeite com as ameixas pretas por cima e leve ao forno pré-aquecido a 180ºc cerca de 40 minutos ou até que fique cozido (espete um palito para verificar a cozedura), retire do forno e deixe arrefecer um pouco e desenforme. Deixe arrefecer bem antes de servir, vera que é uma delicia.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares