Peru de caril no forno

Depois de duas semanas sem cá vir vamos começar com uma receita bem temperada e com um sabor diferente, vamos usar caril que  é uma mistura de especiarias muito utilizada na culinária de países como Índia, Tailândia e alguns outros países asiáticos. Também um preparado típico da culinária indo-português de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português na Índia.

Feito à base de pó de açafrão da terra, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela. Para além destes ingredientes básicos, outros são incluídos, de acordo com as preferências. Existem caris que chegam a levar setenta plantas diferentes. Inicialmente o caril servia para temperar exclusivamente o arroz, mas atualmente é usado para a confecção de inúmeras receitas.

Ingredientes

2 pernas de Peru ( cocha e sobre cocha, 1200 gramas + ou -)
4 dentes de alho
1 cebola media
2 colheres (das de sopa) de caril
200 ml de leite de coco
2 laranjas
Azeite quanto baste
Sal quanto baste

Preparação
Arranje as pernas de peru dando uns golpes para assar mais depressa e coloque-os num tabuleiro por cima da cebola cortada as rodelas.
Corte uma das laranjas ao meio e esprema para retirar o sumo, reserve. Guarde a outra para cortar em rodelas para decorar a carne. Misture um pouco de azeite com o leite de coco, o caril e os alhos esmagados, verta por cima da carne e tempere de sal ( Sé quizer um pouco mais forte tempere também com um pouco de pimenta caiena ). Leve ao forno pré-aquecido a 200º C durante uns 50 minutos ou até a carne estar assada. No final verta por cima o sumo da laranja liguei o grill do forno para deixar um douradinho nas pernas de peru (cerca de uns 5 minutos ).

Sirva com arroz branco e batatas a toscana, enfeite com rodelas de laranja.

Bom Apetite

Comentários

  1. Não publico comentários anônimos por uma questão de precipícios. quanto as batatas a toscana sera para breve...........................Bom Apetite

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares