Picantons a la porquet

Muito parecido com os nossos franguinhos de Portugal, os pincantons ou picantó são uns frangos pequenos com 1 mês de vida e com 500 gramas de peso no máximo. Trata-se de uma carne muito macia e tenra na qual não se deve abusar dos temperos, ideal para grelhar ou assar no forno recheados, como sé faz por toda Catalunha. Normalmente costumo fazer grelhados (aqui ), mas hoje como a preguiça era muita resolvi fazê-los no forno. Apesar de ter varias receitas catalãs, resolvi fazer com uma receita bem portuguesa ( franguinhos à leitão) utilizando o famoso molho à leitão da bairrada (aqui ), na qual vai dentro do leitão inteiro a assar em forno de lenha, sendo assim fica para próxima uma da Catalunha.

Ingredientes; por franguinho
Franguinhos de leite (picantons)
2 colher (das de sopa) de banha
1 colher (das de chá) de pimenta branca
1 colher (das de café) de sal grosso
1 copo de vinho branco
3 dentes de alhos
1 pitada de colorau
1 pitada de pimenta preta

Preparação
Comece por limpar o franguinho das penugens e excesso de gorduras e lave-o no vinho branco deixando ai repousado, reserve. Num almofariz comece por pisar os alhos sem casca com todos os temperos, menos a banha que só sé mistura no fim para fazer uma pasta bem homogênea. Retira-se o franguinho do vinho e recheia-se com a mistura dos temperos, colocar num tabuleiro (pode por umas batatas pequenas para assar junto ou sé preferir sirva depois com batata frita) e levar ao forno 180º entre 30 a 45 minutos ou até ficarem bem tostadinhos e assados, sirva de imediato.


Bom Apetite

Comentários

  1. Não publico comentários anônimos por uma questão de precipícios. Marisa peso desculpa mas assim são as regras. em Espanha chamam-se picantons e podem-se comprar em qualquer talho. Em Portugal tente comprar frangos de leite ou seja frangos da guia (Algarve), sé vives em um outro pais compre frangos com um máximo de 500 gramas.........................Bom Apetite

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares