Costela grelhada no forno com feijão preto e arroz


Bem hoje trago uma variação, uma mistura de sabores, como não posso ascender o fogareiro resolvi utilizar o forno para fazer o entrecosto. Uma boa sugestão para aqueles dias de chuva ou muito frio, na qual nem apetece por o pé fora de casa. Acompanhei com um feijão preto e arroz branco, e para dar corzinha fiz uma boa saladinha mista.
Ingredientes; para o entrecosto.
1 kg de entrecosto cortado entre os ossos da costela
1 copo de vinho branco
1 colher (das de sobremesa) de colorau
 5 dentes de alho
pimenta em grão que baste
sal grosso
azeite
 Preparação
Num almofariz pise o sal ( suficiente para temperar a carne ), os alhos descascados, alguns grãos de pimenta e o colorau. Com esta massa tempere a carne dentro de uma assadeira e tape com película aderente e deixe no frigorifico por 1 a 2 horas para tomar gosto. Regue com vinho e uma boa goleada de azeite. Vai ao forno com a função grelhar (250 º) virando a carne varias vezes. Quando a carne  estiver bem alourada retire do forno.

Ingredientes; para o feijão preto.
400 gramas de feijão preto cozido ou em lata ( pré-cozido )
2 dentes de alho picado
100 gramas de toucinho fumado cortado em tiras
1 tomate bem maduro
1 cebola media picada
1 folha de louro 
azeite 
Preparação
Num tacho ponha uma boa goleada de azeite e comece por fazer um estrugido com a cebola, os alhos, o tomate, o louro e o toucinho, acrescente um pouco de vinagre para amaciar os temperos, levante fervura e ponha os feijões e uma doze igual de água, deixe ferver bem e esta pronto. Para preparação da farofa e do arroz branco ver receitas do dia .


Ingredientes; para o arroz.
uma medida de arroz agulha
duas medidas de água
azeite quanto baste
2 dentes de alho
sal a gosto 
Preparação
Ponha o azeite num tacho e o alho a aloirar, acrescente o arroz e vá mexendo sempre sem parar durante uns 5 minutos ( isto chama-se fritar o arroz ).Ponha água e levante fervura, quando ferver abaixe o lume ate a água desaparecer, apague e deixe ficar mais uns 5 minutos.

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares