Tronco de Natal



Tronco de Natal ou Bûche de Noël como dizem os franceses e uma das iguarias, que desde séculos passados, não pode faltar  na mesa dos franceses na época de natal. Sobremesa tipicamente francesa que nasceu em Paris, no final do século XIX, pelas mãos do historiador e confeiteiro Pierre Lacam que perpetuo num doce para toda a vida uma das tradições extinta do passado.
 Vejamos a tradição por traz desta delícia que remonta ao século XII, antigamente na França e em vários países europeus, toda a família se reunia diante de uma grande lareira na véspera de Natal. Cantavam canções de Natal ou escutavam histórias contadas pelos avós, enquanto um enorme tronco de uma árvore ( na maioria carvalho) queimava na lareira. Tronco esse que depois de ser benzido pelo chefe da família era ascendido pelo mais novo e o mais velho. As cinzas desse tronco eram então conservadas, pois a ela se atribuía a propriedade de proteger a casa dos raios e do Diabo durante o ano seguinte. Essa tradição começou a desaparecer no fim do século XIX, na qual as grandes lareiras de chaminés enormes, que foram sendo substituídas progressivamente por mais pequenas e modestas ou por outros tipos de aquecimento. Para continuar a tradição um pequeno tronco (verdadeiro) era colocado no centro da mesa de Natal, decorado com folhas e velas acesas. Hoje em dia esse tronco é simbolizada por um bolo, o Bûche de Noël (o tronco de Natal), na qual Pierre Lacam recriou com forma de um tronco que faz lembrar a do tronco que queimou um dia nas lareiras do passado. O bolo tem a cor da madeira escura, coberto de chocolate ou de creme de café. É uma espécie de rocambole recheado com creme.

Ingredientes
Massa
8 ovos
250 gramas de açúcar
220 gramas de farinha de trigo peneirada
1 colher (das de chá) de fermento em pó
30 gramas de cacau
Manteiga para untar

Recheio
300 gramas de doce de castanha (querendo pode substituir  por doce de maça ou pêssego )


Cobertura
1 lata de leite condensado
150 gramas de chocolate de culinária picado


Preparação
Comece por forrar um tabuleiro com manteiga e forre com papel vegetal, também untado. Bata os ovos com o açúcar até ficar volumoso, misture a farinha com o fermento e o cacau, deite por cima do preparado envolvendo com cuidado. Verta a massa no tabuleiro e coza  durante cerca de 20 minutos em forno pré-aquecido a 190º. Depois de cozido desenforme sobre um pano de cozinha polvilhado com açúcar e recheie com o doce, enrole com ajuda do pano e reseve no frigorifico por 20 minutos. Entretanto prepare a cobertura, aqueça o leite condensado em banho Maria e adiciona-lhe o chocolate picado mexendo sempre até derreter. Espere esfriar e leve ao frigorifico por uns 30 minutos. Estando tudo bem frio corte uma das extremidades da torta, una-as em forma de tronco barrando com um pouco do recheio para unir bem. Cubra tudo com o restante recheio e com ajuda de um garfo vá dando forma de lascas. Querendo pode enfeitar com folhas verdes ou outros acessórios comestíveis, pode ainda polvilhar com açúcar em pó para dar um aspecto de neve. Eu prefiro assim simples e saborosa.

Bom Apetite

Comentários

  1. Nao estamos no Natal mais esse bolinho combina com todo o ano. Eu comeria agora mesmo com certeza. esta apetitoso....=D

    Beijos

    http://virandocomida.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. olá:)adorei conhecer a historia do tronco do natal.. não fazia a minima ideia de onde vinha a tradição..
    bjus
    Cila

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares