Torta de chocolate



Tá na altura de por algo doce. Aproveitando que a minha filha Ângela faz anos hoje e ontem e pediu-me algo doce para levar para a sua festa (esta juventude já não gosta de festejar os anos com os velhos). Queria um bolo muito gostoso pequeno e bom, algo fácil de transportar, e sé possível já partido. Bem já sabem como é, tudo na lei do menos esforço. O que um pai não faz por uma filha, lá fui eu pesquisar no meu tesouro das cozinheiras (livro) e dei com uma torta que já não fazia a muito tempo, e como a rapaziada na maioria gosta de chocolate penso que esta cai na perfeição.

Ingredientes
Para a massa de chocolate

2 ovos
250 gramas de farinha de trigo
200 gramas de açúcar
60 gramas de manteiga ou margarina
60 gramas de cacau em pó
2 decilitros de leite
3 colheres (das de chá ) de fermento
1 colher (das de sopa) de rum

Preparação
Bate-se a manteiga com os ovos e o açúcar durante 10 minutos aproximadamente, junta-lhe o cacau, o leite e a farinha peneirada com o fermento e o rum. Coloca-se esta massa numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e leva-se ao forno médio durante uns 40 minutos. Deixe esfriar.

Ingredientes
Para o recheio de chocolate

250 gramas de chocolate de culinária
2 colheres (das de sopa) de açúcar
3ovos

Preparação
Deita-se o chocolate para amolecer em banho-maria, amassa-se bem com uma colher e junta-se o açúcar batido com as gemas, mexer bem, no fim adiciona-se as claras batidas em neve. Depois da torta desenformada e fria corta-se horizontalmente em duas partes e recheia-se com este creme.
 
Ingredientes
Para a cobertura com glacê de chocolate

1 clara
200 gramas de açúcar
3 colheres (das de sopa) de água
120 gramas de chocolate culinário ralado
 Pepitas de chocolate para enfeitar

Preparação
Mistura-se tudo e põe-se em lume brando, batendo sem para durante uns 7 minutos. Coloca-se a torta já recheada no prato que a vai servir e com o glacê ainda quente aplique dos lados da torta, de forma a cobrir bem a massa e, por fim pela parte de cima. Com o auxilio de um fio marque a torta em 10,12 ou 14 triângulos iguais e corte. Enfeite com as pepitas de chocolate.

Bom Apetite

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares