Mil-Folhas "bacalhau com beringela"



Não , não é aquele bolo de origem francesa feito com massa-folhada e recheado com um creme. Em Portugal e muito apreciado, é sempre individual, com uma cobertura chocolate e de creme pasteleiro, ao qual se juntam natas e gelatina. Já os brasileiros fazem-no recheado com creme de baunilha ou de chocolate e polvilhado com açúcar refinado. Vamos deixar este doce para uma outra receita e vamos falar desta que é uma receita de um Mil folhas salgado.
Tem o nome de mil folhas justamente pela sua aparência na confecção com o dito doce. Podem-se fazer com massa folhada ou batatas, eu prefiro usar berinjela, pois ligação e perfeita com bacalhau e a beringela passado pela farinha, ovo e pão ralado fica crocante e emita bem  a massa folhada.

Ingrediente
Uma boa posta de bacalhau salgado e demolhado (250 gramas)
1 pimentão vermelho
1 cebola media
1 dente de alho
1 berinjela grande
100 gramas de queijo mozarella ralada
1 ou 2 ovos
Pão ralado que baste
Farinha de trigo que baste
Azeite que baste
Pimenta a gosto
Azeitonas para enfeitar


Preparação
De uma fervura ao bacalhau, escorra da água e reserve. Depois de frio desfaça em migas. Numa frigideira cubra o fundo com azeite, comece por estrugir a cebola picada e o alho, quando a cebola ficar translucida acrescente o pimentão as tiras e deixe refogar bem, acrescente o bacalhau e refogue mais 2 ou 3 minutos, retifique o sal e tempere de pimenta a gosto, reserve. Lave bem a berinjela e corte em rodelas de 3 mm (+ ou - ), tempere de sal e passe  uma a uma pela farinha, depois pelos ovos batidos ( como para omelete ) e pelo pão ralado e frite em óleo bem quente, ponha por cima de papel absorvente para que fiquem bem sequinhas. Num tabuleiro de ir ao forno forre com papel vegetal e monte os mil folhas; uma rodela de berinjela, uma de preparado de bacalhau, em 3 ou 4 camadas, por cima ponha um pouco de queijo e leve ao forno (+ ou – ) 5 minutos para gratinar. Enfeite com uma azeitona e sirva simples ou com uma salada de grão de bico.

Bom apetite

Comentários

  1. Deve ser uma delícia! Parabéns pelo óptimo trabalho, :) Ondina

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares