Bifes à neptuno





 Atum (abrir uma lata e pronto), claro que não, pois este prato é com atum fresco. Para quem não sabe o atum é um peixe que vivem nas regiões tropicais e subtropicais de todos os oceanos. Apresenta o corpo alongado, boca grande e alongada, com duas barbatanas dorsais bem separadas e ajustáveis. Um grande peixe azul de sangue frio, um dos peixes desejados em todo o mundo, que se tornou um dos prazeres da culinária. Consumido de várias formas; Fresco, cru, enlatados, etc, sendo sua apresentação mais usual a de atum enlatado, que está preservado no azeite de oliva, óleo vegetal, em salmoura ou água. Existem diferentes tipos de atum, o mais procurados são os atuns vermelhos e brancos. O vermelho é uma das mais apreciadas nos mercados internacionais e é o protagonista da culinária japonesa, é usado na preparação de "sushi". Na saude também ajuda a reduzir a pressão sanguínea e regular ou reduzir os níveis de colesterol no sangue. Atum em conserva (enlatados ou vidro) mantém o seu valor nutricional quando processadas corretamente. Por várias razões, o atum é um alimento altamente desejado: sabor delicioso, suas propriedades nutricionais, o seu preço e seus benefícios à saúde, fazem deste um "alimento estrela".


Ingrdientes
1.5 kg de atum fresco
1 cebola
2 tomates bem maduros
1 dente de alho
1 limão
½ copo de vinho branco
1 colher (das de sopa) de manteiga
Sal que baste
Pimenta a gosto

Preparação
Dependendo do tamanho da posta de atum prepara-se com se fosse para filetes, ou corta-se em bifes arredondados. Deixa-se algum tempo a tomar gosto com sal, pimenta e sumo do limão. Num tacho com a cebola as rodela, os tomates sem pevides, o alho picado, por cima os bifes de atum e a manteiga. Acrescenta-se um copo de água e tapa-se o tacho e leva-se ao lume médio até levantar fervura, junta-se então o vinho e deixa-se a refogar em lume fraco entre 30 a 45 minutos. Coloca-se os bifes numa travessa e sirva com arroz ou legumes variados.
 
Ou então sirva com umas batas salteadas que prepara-se da seguinte maneira;
Depois de bem lavadas, cozem-se as batas com a pele em água temperada de sal. Quando estiverem cozidas escorre-se e deixa-se esfriar um pouco, despelam-se e cortam-se em quatro. Deita-se um pouco de manteiga numa frigideira, na qual se salteiam as batatas. Sirva com os bifes polvilhado com salsa picada ( pode enfeitar o prato com creme de vinagre balsâmico).

Bom Apetite


Comentários

Mensagens populares