Bolinhos de carne à Ti Bernada


Hoje veio-me a cabeça os meus tempos de criança, lembrei-me dos bolinhos de carne que a minha mãe fazia para vender no bar ao lado de umas bombas de gasolina,se não me falha a memória mais propriamente em Vila dos Remédios (Osasco S.P. Brasil) junto a ponte (nessa altura andava em construção). Voltando aos bolinhos que bem me lembro eram uma verdadeira maravilha, minha mãe fazia-os meios ovais,  (muito parecidos com eles são os Quibes; Quibe ou kibe em português, kibbeh ou kubbah em árabe, um bolinho típico do Oriente Médio que consiste em carne moída, temperada com ervas, que pode ser cru, cozido ou frito. É um prato muito popular  no Líbano, Síria, Palestina e Iraque. É também comum no norte da África, na Turquia, na península árabe e em parte do Cáucaso, como na Armênia ) um biquinho de cada lado e bem grandes, quando a travessa aparecia em cima do balcão desapareciam num piscar de olhos. Ainda me lembro dos fregueses perguntarem; “Tem bolinho de carne dona Bernada ?“.
Velhos tempos!!
Hoje em dia o bolinho de carne é já um petisco nacional brasileiro a par de muitos outros salgadinhos. Possivelmente receitas levadas para o Brasil antigamente pelos  emigrantes, na qual o povo brasileiro foram alterando segundo seus costumes e sabores. Aqui na Europa já existe registros da preparação tanto de bolos ou bolinhos de carne desde o século V  A.C. Os mesmos ingredientes  mas em forma de um bolo são bastante tradicional na Alemanha, Bélgica, Holanda e Itália. As famosas almôndegas sempre acompanhadas com molho são a versão mais parecidas com os bolinhos de carne. As receitas de almôndega e do bolo de carne se confundem muitas vezes, sendo o seu preparo muito similar, misturando carne magra e tenra, que recebe a adição de diferentes tipos de farinha ou pão, bem como temperos para formar uma massa. Essa massa pode ser também recheada com os mais variados tipos de recheio ou simplesmente enrolada e cozida ou frita.

Ingredientes
½ kg de carne moida
2 boas fatias de Pão de centeio
1 ovo
1 chávena (das de chá) de cebola bem picadinha
½ chávena (das de chá) de salsa picada
1 colher (das de sopa) de farinha maisena
Pimenta a gosto
Sal que baste
Leite que baste

Preparação
Deixe o pão em um pouco de leite morno para que fique bem ensopado, escorra-o e amasse bem até desaparecer todos os grumos. Num recipiente misture todos os ingredientes e amasse bem até ficar bem homogêneo. Depois de amassado deixe repousar no frigorifico (1/2 hora) pra que os temperos apurem. Com a ajuda de duas colheres ou com as mãos faça bolinhos mais ou menos do mesmo tamanho e frite em óleo bem quente. Um truque para que fique bem sequinhos e fofos, passe-os ligeiramente por farinha de trigo antes de fritar.

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares