Três em um


Podia chamar-se terceira tentativa, pois só pela terceira vez é que sai esta delicia ( um fim de semana a comer doces). Pois é, caros amigos e amigas na semana passada foi dia de fazer experiências na cozinha ( uns queriam bolo, outros um doce de colher) e daí nasceu esta receita que combina o bolo de nozes, o creme pasteleiro e aos natas do céu, e pelo s vistos toda gente gostou. O Bolo de nozes, uma herança da doçaria conventual em Portugal que terá origem no século XV, sendo a lista de doces conventuais  extensa e abrange todas as regiões de Portugal. Saliente-se, ainda, que a confecção de um determinado doce pode variar consoante a região. O Creme pasteleiro é um recheio doce, típico da culinária portuguesa. Trata-se de um creme de certa consistência e espessa e de cor amarelada, na sua confecção  os ingredientes são misturados e vai ao lume, requerendo ser mexido com frequência, para que não se pegue ao fundo do tacho. É utilizado como recheio de diversos bolos. Já as nossas queridas Natas do céu e quem no gosta desse doce simples e fácil de fazer (eu aqui só usei as natas). Assim temos uma receitazinha um pouco difícil (temos que fazer 3 sobremesas), mas que no fim o resultado será uma verdadeira gostosura. Bem aqui vai a receita

Ingredientes

Tarte de nozes

½ chávena (das de chá) de farinha de trigo
½ chávena (das de chá) de açúcar
½  chávena (das de chá) de nozes trituradas
1 colher (das de café) de fermento
2 colheres (das de sopa) de manteiga
2 ovos

Preparação
Separe as gemas das claras e bata estas em castelo, reserve. Misturar as gemas com o açúcar e a manteiga até  ficar homogêneo, misturar a farinha e o fermento  e voltar a mexer bem, em-volver com as claras em castelo e levar ao forno 180º durante  30 minuto numa forma untada de abertura lateral, depois de cozido deixar na forma

Creme pasteleiro

250 ml de leite
250 ml de agua
150 gramas de açúcar
75 gramas de farinha s/fermento
2 gemas
2 ovos
limão ou baunilha para dar gosto
1colher (das de sopa) de manteiga

Preparação
Juntar muito bem o açúcar e farinha, reserve. Juntar os ovos e as gemas mexer bem e misturar ao preparado anterior até fazer uma mistura bem homogênea, reserve. Levar o leite e água ao lume com a manteiga e o aroma escolhido (limão ou baunilha) deixar ferver, tirar do lume e juntar á mistura mexendo sempre, leve ao lume mexendo sempre com uma colher de pau para não queimar o fundo.
Quando começar a borbulhar (ferver) retire do lume e coloque por cima da tarte de nozes que ainda esta na forma, deixe arrefecer.

Natas

250 ml de natas para montar
colheres (das de sopa) de açúcar

Preparação
Bater as natas bem firmes com o açúcar, reserve.

Montagem
Depois do creme pasteleiro bem frio (dentro da forma e por cima da tarte ), colocar por cima as natas batidas e polvilhar com bolacha Maria triturada ou enfeitar com nozes.Leve ao frigorifico para ficar bem frio tirando o aro lateral só na altura de o servir.

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares