Tomates recheados à zezão


Já aqui muito falei de tomates (como eu adoro este fruto), sim senhor é um fruto, basta ver a minha receita de Duas saladas que ai conto um pouco da historia do tomate e como eu digo o tomate é o todo terreno da cozinha.
Mas hoje resolvi rechea-los, e desta vez vou usar o mais clássico dos recheios, o de carne picada, além do mais com estes dias quentes o tomate pega bem.

Ingredientes “por pessoa”
2 tomates maduros
100 gramas de carne picada (metade porco metade vaca)
1 colher (das de sopa) de cebola picada
1 colher (das de sopa) de pimentão vermelho picado
Polpa dos tomates triturada
½ dente de alho picado
Queijo mozzarella ralado que baste (opcional)
Salsa picada que baste
Sal que baste
Azeite que baste
Vinagre que baste
Tabasco a gosto

Preparação “do recheio”
Ponha a carne a cozer em água temperada com sal ( este processo serve para limpar a carne de alguma impureza e excesso de gordura, alem disso deixa a carne bem solta, temperada e melhor para trabalhar na confecção ), depois de cozida escorra e reserve a carne rejeitando a água. Numa frigideira com um pouco de azeite aloure a cebola, o pimentão e o alho até ficarem macios, acrescente umas gotas de vinagre e mexa, ponha a carne, a salsa picada e a polpa de tomate, tempere de tabasco a gosto e verifique o sal. Deixe apura em lume baixo mexendo de vez em quando.

Preparação e confecção dos tomates
Os tomates devem ser bem maduros e rijos, depois de bem lavados do lado da penca corte uma tampa e com ao auxilio de um descaroçador ( pode usar uma colher de chá ou café ) retire toda a polpa e sementes destes na qual deve reservar para o preparo do recheio. Depois dos tomates bem escorridos e limpos do seu interior, recheios com o preparado de carne. Leve ao forno 180º entre 15 a 25 minutos num tabuleiro forrado com papel vegetal (pra que os tomates não peguem ao tabuleiro), 5 minutos antes de tira-los polvilhe com queijo (caso goste) para que gratinem um pouco. Sirva simples ou acompanhado com umas vagem verdes cozidas.

Bom apetite

Comentários

Mensagens populares