Rolinhos Primavera

A cerca de 4 meses publiquei a receita do Pastel Brasileiro, uma espécie de rolitos made in Brasil. Presente em quase toda cozinha asiática os rolinhos de primavera, chun kun (em chinês: 春卷, ). Tradicionalmente fazem parte do festival do Ano Novo Chinês que é normalmente realizada a cada ano nas proximidades da primavera. Os rolinhos primavera tem um simbolismo especial nestas datas. Normalmente são servidos em festivais de Qingming. Na verdade é que os rolos primavera tem centenas de variantes e basicamente as pessoas colocam os ingredientes que mais gosta ou que tem naquele momento. Pessoalmente acho que o conceito de "Primavera", sugere algo  fresco  que apesar de  ser  um alimento frito deve encontrar-se com o interior, saborosos e nutritivos ao mesmo tempo. Por isso só uso legumes no recheio dos rolinhos. Querendo pode comprar a massa em lojas de alimentos ou produtos naturais orientais, normalmente são umas folhas muito finas feitas com farinha de arroz que são específicos para os rolinhos primavera, mas pode-se fazer-se de trigo.

Ingredientes para a massa
100 gramas de farinha de trigo
2 colheres (das de sopa) de óleo
Sal que baste

Preparação da massa

Amasse a farinha com água, uma pitada de sal e o óleo até ficar bem macia. Deixar  descansar pelo menos 30 minutos para depois esticá-la o mais fina possível  e cortar em placas quadradas, reserve no frio separadas  em folhas de papel vegetal

Ingredientes do recheio
250 gramas de couve branca em tiras finas      
1 alho porro (Frances) em rodelas finas
1 cebola media picada
100 gramas de cogumelos laminados
2 cenouras medias ralada
4 colheres (das de sopa) de rebentos de soja
1 colher (das de café) de molho de soja
1 colher (das de café) de gengibre em pó
Sal e pimenta a gosto
Azeite que baste

Preparação do recheio
Numa panela tipo WORK, coloque azeite suficiente para saltear os legumes em lume alto ( os legumes devem ficar al dente ou seja cozidos mas duros) um par de minutos, tempere com o molho de soja, o gengibre, o sal e pimenta a gosto. Reserve.

Montagem e fritura
Distribuir o recheio de legumes no centro dos quadrados de massa ou nas bases compradas. Tomar cuidado para não transbordar, feche primeiro os lados ( do lado para o meio )e depois enrole,  antes de fechar completamente, umedeça o final com um pouco de água para fechar os rolinhos.  O frite em óleo abundante até dourar bem e depois escorrê-lo  em papel de cozinha.  Pode servir sozinho ou com algumas gotas de molho de soja por cima ou com uma salada de arroz e grão-de-bico fria. (Aproveita as sobras de arroz branco e mistura com ½ pimentão vermelho picado, ½ cebola picada e uma lata de 120ml de grão-de bico pré-cozido)

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares