Bifes Enrolados


Hoje resolvi fazer uns bifinhos enrolados para fugir ao tradicional bife frito ou grelhado. Procurando nos meus arquivos encontrei uma receita que obtive na  cidade de Coimbra, numa das minhas visitas feita a cidade. Esta receita de bifes era servida com um purê de batatas, mas resolvi servi-la com Tagliatelles uma das massas mais antigas que se tem conhecimento os “taglialle”  também conhecidos como “Mafalda”  (em tiras de 2.5 cm de largura), a qual davam o nome de “laganum” , nomes usados na antiga Roma imperial. Hoje em dia são conhecidos como “tagliatelles”,seu nome em italiano. Trata-se de uma massa de ovos de 0.5 centímetros espessura e enrolada em forma de ninhos muito popular no sul e centro da Itália. Muito conhecida também em alguns países com o nome talharins ou fetuccine. São ideal para servir com molhos, carnes, frutos do mar, etc.


Ingredientes para 4 pessoas
 
4 bifes de vitela grandes e finos
8 fatias finas de chourição
4 fatias de queijo (de sua preferência)
1 cenoura grande ralada
2 dentes de alho picados
1 cebola, picada
50 g de manteiga
2 tomates bem maduros e grandes triturados
1 copo de vinho branco
sal grosso
pimenta a gosto


Preparação
Espalmar muito bem os bifes (com um martelo de cozinha) e temperar com sal e pimenta. Cobrir cada bife com uma fatia de queijo, duas fatias de chourição e uma colher (de sopa) de cenoura ralada. Enrolar os bifes em forma de charutos, apertando bem. Prender as pontas com palitos de madeira e reservar.

Aquecer a manteiga num tacho e refogar a cebola picada juntamente com os alhos por 5 minutos, acrescentar o resto da cenoura ralada, deixar apurara um pouco. Adicionar o tomate triturado e envolver, regar com o vinho branco e deixar levantar fervura. Baixar o lume e temperar com sal e pimenta. Tapar com uma tampa e cozinhar em lume brando durante 8 minutos, mexendo de vez em quando. Juntar os bifes enrolados ao molho  e deixar tapado a estufar em lume brando aproximadamente 20 minutos, virando os bifes de vez em quando.
 
Retirar os bifes da caçarola e retirar os palitos.  Colocar estes numa travessa, com o molho ao lado. Servir de imediato, acompanhando com os tagliatelles cozidos ao dente (cerca de 9 minutos), poderá também servir com purê de batata caseiro ou legumes cozidos.






Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares