Rigatoni al Pesto Rosso



Alguns dias atrás eu fiz um comentário num blog sobre Pesto, e verifiquei que ainda não tinha posto nenhuma receita deste molho Italiano que sé da pelo nome de Pesto (a palavra em Italiano, pesto, pestare verbo, refere-se a qualquer preparação de molho em que passamos a esmagar os ingredientes). Ai em Itália cada terra tem o seu Pesto, por  exemplo em  Gênova fazem com rúcula e avelãs, conhecido como Pesto genovês, da Sicília temos o Pesto vermelho talvez menos popular do que o genovês, mas também é muito fácil de fazer, muito versátil e saboroso. Assim em Itália  podemos encontrar muitas receitas variadas de Pesto, desde o mais básico com tomates secos, alho, queijo, pinhões e orégano ou manjericão, até aquelas que incluem pimenta, molho de tomate, anchovas, alcaparras, etc.





Voltando ao Pesto vermelho ou Pesto Rosso que tem como ingrediente principal o tomate (não apenas com tomates secos), este molho também pode ser feito com tomates frescos. Os outros ingredientes que acompanham este Pesto assim como todos os outros é o queijo pecorino e o queijo parmesão, ou  mistura de ambos. Para que os sabores sejam pronunciados na mistura e conveniente a utilização de um morteiro, podem usar um Mixer, mas ter o cuidado para não aquecer (derivado a rotação), pois o Pesto e um molho que se serve frio e a textura feito com um Mixer e diferente. (fica mais triturado) Para servir com este Pesto, resolvi fazer Rigatoni, na qual derivado as suas estrias e superfície adere melhor aos molhos, assim será uma combinação perfeita para o Pesto.

Ingredientes
 6 Tomates pêra maduros (ou outro tipo, mas bem carnudos)
30 gramas de pinhões
30 gramas de queijo parmesão
1 dente de alho
1 colher (das de chá) de manjericão frescos
1 colher (das de chá) de sal grosso
1/2 chávena (das de chá) de azeite
1 pitada de açúcar
Umas gotas de sumo de limão
Pimenta a gosto

Preparação
Lave os tomates e retire a pele e leve a assar inteiros com um fio de azeite no forno a 220ª durante ½ hora aproximadamente, deixe ficar no forno apagado de um dia para o outro (Caso use tomates secos, devera hidratar em água e depois escorra bem, o tempo vai depender da secura dos tomates. Uma vez escorrido coloque em azeite e prossiga com a receita normal). Coloquem no morteiro os tomates, os pinhões, o alho descascado, o manjericão, as gotas de limão, o açúcar, o sal e o azeite. Conforme for pisando os ingredientes vá mexendo para que se misture. Tempere com pimenta a gosto. Finalmente incorpora parmesão ralado e misture bem, acrescentando mais azeite se necessário para se obter a textura e a densidade desejada. Deixe repousar um pouco o molho Pesto para que todos os sabores apurem. Coza os Rigatoni em bastante água temperada com sal e um dente de alho ( normalmente entre 8 a 10 minutos). Escorra e sirva com o Pesto por cima. 

Bom Apetite

Comentários

  1. Olá! Gostei mto do teu blog! Parece-me que tal como eu, tb gostas de experimentar pratos novos! Adorei este pesto, tenho de experimentar! Convido-te a veres o meu blog e a tornares-te também seguidor! Talvez possamos trocar receitas! otemperodanesita.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares