Fusilli Bucati com molho de nozes

Com almôndegas

Fusilli "fuchile" "fussil" ou "refusil" é uma massa em forma helicoidal, com cerca de quatro centímetros de comprimento. O fusilli é idêntica à massa rotini, elas são muito semelhantes, pois ambas têm uma hélice, mas o rotini é maior e mais fino que o fusilli.
Neste contesto temos o fusilli lunghi Bucati, com uma forma de um colar de helicóides, todos os fusillis são um tipo de pasta  ideal para pratos com molhos e líquidos, que por causa da sua forma ajuda a reter mais substâncias liquidas. O fusilli antigamente feitor manualmente por mulheres com mãos experientes rapidamente em torcer um pedaço de espaguete em torno de uma agulha de tricô. O termo vem do "fuso" palavra fusilli que foi o instrumento usado pelas fiandeiras.
Sem almôndegas
Com esta massa vamos servi-la com um molho a base de nozes e enfeitado com almôndegas pequenas. Uma receita muito simples de fazer e muito boa, na qual pode ser só servida com o molho de nozes, pois a noz sendo um fruto seco e saníssima, carregadas com proteínas, vitaminas do complexo B e ácidos gordos ômega 3. É uma fruta altamente recomendado para pessoas com problemas de colesterol.

Ingredientes
400 gramas de fusilli bucati
200gramas de almôndegas mines (pequenas)
50 gramas de manteiga
2 dentes de alho picados
150 gramas de  nozes picadas
150 ml. de natas
75 gramas de queijo parmesão ralado
 Sal e pimentas a gosto

Preparação
Comece por fritar as almôndegas em azeite bem quente e reserve.Ponha os fusillis a cozer em água fervendo temperada com um pouco de sal (cozer segundo as indicações do pacote), entretanto numa sertã  derreta a manteiga e aloure um pouco os alhos, tempere de sal e pimenta a gosto. Sempre a mexer introduza as nozes e as natas e deixe apurar um pouco. Ponha o parmesão e misture com a massa já escorrida (pode usar qualquer tipo de massa). Enfeite com as almôndegas pequenas fritas  para dar um aspecto de nozes.

Bom Apetite

Comentários

  1. Ola! Adorei o prato e adorava faze-lo mas nao encontro este fusili em Lisboa! Pode indicar onde comprar?


    Obrigada,

    Mafalda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá tenta comprar num supermercado onde tenha produtos importados (Italia), ou pode fazer com um fusilli normal (tipo aspirais). O ideal sera usar sempre uma massa tipo fusilli para que retenha o molho e assim saborear melhor.

      Eliminar
  2. Ola Zezao! Obrigada pela resposta pronta!

    Eu liguei para umas quantas lojas Gourmet, inclusive no Estoril e ninguem tem! Acho estas muito mais apeteciveis que as pequeninas!

    Queria mesmo saber o local especifico para as adquirir! O Corte Ingles nunca ouviu falar deste fusilli longo!

    Obrigada e bem haja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não sei o que dizer, aqui (Andorra)comprei num supermercado normal,aqui temos uma forte influencia iatliana nos restaurantes, talvez por isso seja mais facil

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares