Buffalo Wings (Asas de galinha à moda de Buffalo)


Versão de Buffalo
Hoje resolvi fazer um prato do outro lado do oceano, mais propriamente dos EUA, um dos pratos mais populares da gastronomia norte-americana. As” buffalo wings” ou “buffalo chiken wings” (buffalo galinha asas). Este petisco muito servido principalmente nos dias de Superbowl segundo a tradição americana, nasceu na cidade de buffalo no estado de Nova York. Dizem que a receita original surgiu no “Anchor bar” de Buffalo, no seu site oficial conta uma história do surgimento das asas, dizendo que foi a Srª Teresa (proprietária) que em 1964 inventou o  tal molho secreto num dia em que seu filho apareceu em casa com amigos para comerem , desde então o bar passou a se especializar nesse prato. Um prato muito simples usando apenas o pedaço intermediário da asa, a que tem dois ossinhos rejeitando as coxas e as pontas (hoje em dia já se vende só essa parte em embalagens nos supermercados). Esses pedaços são fritos imersos em óleo sem nenhum tempero, só quando os pedaços das asas estiverem fritos e que são banhados com o molho cuja base é de vinagre, manteiga e pimenta caiena. Servido em vários países do mundo como um prato típico americano fez com que o molho ganhasse centenas de variações, deixando até de ser feito com asas e usando pequenos pedaços de galinha. O que permanece é a idéia de esses pedaços fritos serem cobertos com um molho picante. La nos EUA depois de banhados com esse molho são servidas com aipo as tiras e um outro molho a base de queijo azul e maionese para ir passando conforme se vai comendo. Aqui em casa como foi servido como refeição, resolvi acompanhar com um arroz branco e uma salada mista. Tive que fazer dois molhos, pois a malta por cá não gosta de muito picante, execeto eu claro.
Versão cá de casa

Ingredientes
1 kg de asas da galinha (só o centro com  os dois ossinhos)
50 gramas de manteiga
1,2 ou 3 pimentas de caiena (eu usei malaguetas uma variante das caienas, pode variar a quantidade conforme o gosto ou para fazer um molho mais suave use algumas gotas de tabasco)
1 colher (das de sopa) de vinagre
80  gramas de um queijo azul ( Roquefort, Gorgonzola ou Stilton )
150 gramas de  maionese
1 molho de aipo
óleo que baste para fritar as asas
sal a gosto (facultativo)

Preparação
Aqueça o óleo e frite as asas  durante 8 a 10 minutos em pequenas porções de cada vez, mantendo o óleo sempre a mesma temperatura. Reserve as asas já fritas em lugar quente (dentro de um tabuleiro no forno a 50º).
Numa frigideira em lume brando derreta a manteiga e junte às pimentas caiena cortada as rodelas bem finas, sempre mexendo misture o vinagre e tempere de sal. Reserve ( numa versão mais suave pode usar algumas gotas de tabasco em vez de caienas, até obter o picante desejado)
Entretanto pise o queijo com um garfo e misture com a maionese para usar como molho de repasse do aipo e  das asas. Coloque as asas numa tigela e deite o molho picante por cima e mexa para envolver-se nas asas. Sirva com o aipo cortado em tiras

Bom apetite

Comentários

Mensagens populares