Arroz à Cubana


Hoje vamos fazer um prato muito típico nas Canárias, um prato muito conhecido em Espanha. Um prato que não tem nada a ver  com cuba, apesar do nome  (possivelmente nem é conhecido ai). O Arroz à Cubana que por quase toda a Espanha é servido como um 1º prato, muito fácil de fazer, uma combinação perfeita de arroz, tomate, ovos e bananas ( nas Canárias e muito usual servi-lo com bananas da região fritas, já no resto de Espanha vai mesmo só com ovo). O molho de tomate pode ser feito com tomates bem  maduros ou usar tomates triturados em lata, eu aqui vou deixar a receita com tomates naturais, os ingredientes deixarei  individual  bastando só multiplicar pelo numero de pessoas para fazer a doze desejada.

Ingredientes
Arroz
100 gramas de arroz
Água suficiente para cozer o arroz (+ ou – 1 litro)
Sal que baste

Molho tomate
1 chávena (das de chá) de tomate maduro sem pele e sementes triturado ou de lata triturado
½ cebola pequena  bem picadinha
½ dente de alho bem picadinho
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar (para neutralizar a acidez do tomate)
1 pitada de oréganos
1 colher (das de sopa) de azeite
1 colher (das de chá) de vinagre
1 ovo  frito
Uma banana das canárias frita (facultativo)

Preparação
Arroz
Colocar em uma panela água temperada com sal, quando ferver, acrescentar o arroz, mexa e deixe cozinhar por cerca de 14 minutos, até que o arroz esteja macio. Quando estiver pronto retire e escorra, reserve.

Molho tomate
Numa frigideira com azeite em lume  médio dourar o alho e a cebola,  coloque o vinagre e deixe levantar fervura, de seguida misture o tomate, orégano,sal e o açúcar mexendo sempre para não pegar e deixe cozer por alguns minutos até ficar espesso e cremoso. Reserve. 

Serviço
Sirva em pratos individuais com o arroz num monte (molhe uma taça ou uma chávena grande com água, encha com o arroz pressionado um pouco e vire sobre o prato) com o molho ligeiramente por cima, ao lado o ovo e as bananas. (caso queira por bananas  basta alourar um pouco no azeite de fritar o ovo)

Bom Apetite

Comentários

  1. Arroz à cubana, es el plato que no falta en toda casa cubana, delicioso!!! la combinación de huevo frito con arroz blanco y platanito maduro frito, es divina!
    Vendo os comentarios do site petichef, me causo muita graça o comentario que decia que parece gostozo mas extranho, realmente para quem não está habituado a combinar esses sabores deve resultar dificil imaginar algo assim.
    Saludos y continue a publicar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este es uno de los platos de los que se tiene que probar para aprender a valorar

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares