Salmão com ameijoas


Na segunda feira passada aqui foi feriado, dia ideal para ir para a cozinha e fazer novas experiências. Folheando “ Eles e os tachos “, vi uma receita de Dourada com amêijoas, “ Boa ideia um peixinho “. Na receita do livro a dourada é servida com amêijoas e alguns legumes cozidos, vendo os ingredientes verifico que não tenho Dourada mas tenho Salmão “ Deve ficar bom “, de legumes nada só tenho batatas e hoje tá tudo fechado. Sorte minha que tenho amêijoas “ Vamos ver o que posso fazer “, e La fui eu para a cozinha, “ Ora bem com batatas “ lembrei-me das batatas as rodelas ligeiramente grossas que acompanham o Bacalhau à Narcisa (http://cozinha-do-zezao.blogspot.com/2010/05/bacalhau-narcisa.html ). É foi assim que nasceu este salmãozinho com amêijoas acompanhado com arroz e batatas, claro que também não duvido que a receita original seja uma delicia, mas esta ficou uma maravilha.

Ingredientes
4 postas de salmão
1/2 kg de amêijoas com casca
1 ½ limão
Arroz branco que baste
2 dentes de alhos
Azeite, salsa, sal e pimenta que baste

Preparação
Tempere as postas de salmão de sal, pimenta, sumo de um limão e os alhos picados ( na receita do dourada não leva alho, resolvi por pois gosto do saborzinho a alho ). Deixe tomar gosto 15 minutos. Entretanto descasque as batatas as rodelas ligeiramente grossas e frite em azeite, reserve. Numa sertã tipo Work aqueça azeite e frite as postas de salmão, tendo o salmão frito, reserve e retire do azeite os restos de pedacinhos de alhos que estão torrados e acrescente as amêijoas, tape e deixe abrir. Adicione o sumo de limão da marinada e agite de vez em quando, para ligar. Sirva com as batatas e arroz branco ( http://cozinha-do-zezao.blogspot.com/2010/01/arroz-branco.html)   polvilhado com salsa picada e enfeitado com rodelas  de limão.

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares