Duas saladas de tomates


Hoje vos trago aqui duas saladinhas muito simples de fazer, vai bem nestes dias de verão como uma refeição ligeira ou até de primeiro prato numa refeição mais elaborada. Para estas saladas temos como base o tomate. O tomate  é o fruto do tomateiro,  embora muita gente o considera como legume na verdade é uma fruta. Originário das Américas Central e do Sul, era cultivado e consumido pelos povos pré-colombianos, sendo atualmente cultivado e consumido em todo o mundo. Apesar de estar associado à Itália devido ao seu largo uso na sua culinária, o tomate já era consumido nas civilizações Inca, Maia e Asteca, antes de ser levado ao outro lado do mundo. Antigamente o tomate era tido como venenoso pelos europeus e cultivado apenas para efeitos ornamentais. A época em que se passou a consumir o tomate não é clara, mas o que se sabe é que o tomate ganhou popularidade quando os povos do sul da Europa declinaram sobre esta suspeita. A partir deste momento, o tomate passou a ser um dos principais ingredientes da culinária mediterrânea. Os primeiros tomates exportados da América foram logo batizados de pomodoro pelos italianos, pois eram amarelos, parecendo "maçãs douradas". Só em 1554 e que se ouve falar dos primeiros tomates vermelhos. Aqui em Espanha uma guerra de tomates costuma acontecer na última quarta feira de agosto. Desde 1940, durante a festa, os moradores da cidade de Buñol ( um município da região de Valencia ) atiram tomates uns sobre os outros, pintando uns aos outros. Esta festa que tem o nome de tomatina tem origem de uma brincadeira de crianças, quando algumas crianças usaram seus almoços para guerrear na praça da cidade.

Salada de tomates com mozarela

Disponham num prato rodelas de tomates, queijo mozarela, cebolas. Polvilhe com coentros e tempere com azeite, vinagre, pimenta e sal.

Salada de tomates e nozes

Disponham em um prato rodelas de Pão para canapés, tomates, queijo de vaca, queijo de cabra e nozes aos pedaços. Tempere de sal e regue com mel.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares