Frango na caçarola


Uma caçarola é um utensílio culinário da família das panelas, ou seja, um recipiente geralmente com tampa utilizado para cozinhar geralmente em cima  do fogão e dependendo do tipo de caçarola pode ir ao forno ( tenho uma de barro ). Por vezes, a referência das caçarolas é distinta das panelas, como ser indicado para o preparado de cozidos e ensopado.
Existem ainda várias receitas que também são denominadas “caçarolas”, provavelmente por serem preparadas numa. Na língua inglesa, a palavra casserole ( de origem francesa )  significa muitas vezes um guisado em que se mistura um tipo de carne com vegetais preparada em cima do fogão. Aqui preparei este prato com frango, mas podem fazelo com coelho ou até carne de porco.

Ingredientes
1 frango cortado em pedaços
800 gramas de batatas aos cubos
1 cenoura as rodelas
150 gramas de cebolinho ou cebolas novas aos gomos finos
150 gramas de cogumelos fatiados
150 gramas de toucinho  fumado em trocitos
40 gramas de manteiga
1/2 copo de vinho branco
1 folha de louro
azeite
tomilho
pimenta
sal


Preparação
Numa caçarola comece por alourar os pedaços de frango com azeite quente, estando preparados retire e reserve. Na mesma caçarola aloure o toucinho retire e reserve. Ponha a manteiga a derreter e aloure a cenoura, as cebolas e os cogumelos na manteiga, junte as batatas, o frango e o toucinho na caçarola, remexa e junte o louro, o tomilho e o vinho branco. Tempere de sal e pimenta, sé necessário acrescente um pouco de água quente. Tape e deixe ferver em lume brando durante 20 minutos. Sirva bem quente, simples ou acompanhado com arroz branco.

Comentários

Mensagens populares