Toucinho-do-céu



Guimarães é chamada de o "Berço da nação" porque foi aqui que, em 1128, Portugal declarou a sua independência dos espanhóis de Castela e da Galiza. Hoje, porém, é mais conhecida por uma sobremesa chamada toucinho-do-céu (Bacon from Heaven), um bolo rico de ovo, amêndoa e chila com origem no convento de Santa Clara, fundado no século XVI. Em 1834, o convento desapareceu, mas os seus descendentes transmitiram uma versão da iguaria. O toucinho-do-céu tem um gosto açucarado e único.

O toucinho-do-céu é a mais soberba das especialidades da doçaria Vimaranense, preparando-se em várias casas que dizem seguir a receita de Santa Clara. Nem sempre será assim. O toucinho-do-céu é um doce conventual de ovos e amêndoa com chila. Não raras vezes, o que se encontra por aí é um doce de forno à base de chila, com ovos e sinais (às vezes, nem isso) de amêndoa. Uma excelente iguaria, para os apreciadores de chila. Mas que não lhe chamem toucinho-do-céu.


Ingredientes
200 gramas de miolo de amêndoa
50 gramas de doce de chila
4 ovos inteiros
8 gemas
400 gramas de açúcar
1 limão (só raspa)
1 colher (das de café) de canela
Manteiga e farinha para untar e farinhar a forma

Preparação
Sé não encontrar miolo de amêndoa, tendo das normais depois de escaldadas, escorra e pele-as ainda quentes, passe no 1-2-3 e reserve. numa tigela a mão bata muito bem os ovos, as gemas e o açúcar junte o miolo de amêndoa, a raspa da casca do limão, a canela e o doce de chila, bata bem. Verta para um tacho e leve ao lume Fraco para cozer as gemas e deixe arrefecer. Depois de frio mexa e deite o preparado para uma forma retangular e baixa, untada com manteiga e farinhada ( ter atenção para untar bem e farinhar, pois o doce pode pegar a forma ). Leve ao forno pre-aquecido 180º durante cerca de uma hora. Desenforme depois de frio e polvilhe com açúcar fino (em pó ).


Bom Apetite

Comentários

  1. Caro Chef,
    Ainda continuo a pesquisar nas antigas receitas conventuais, mas penso que numa grande parte delas, o toucinho do céu não levava doce de chila, mas apenas os outros ingredientes (com profusão, claro!). Um abraço. Pedro Peixoto

    ResponderEliminar
  2. caro Pedro, não quero de maneira nenhuma dizer que a minha receita de Toucinho-do-Céu e a original, até porque a quem afirme que ela tem origem transmontana, e dai não sei. O que sei e que esta receita foi passado de boca por uma pessoa minha conhecida, e ao fazer uma obeservação ao doce de chila ( porque tanbem achava que só levava amendoas ).A chila serve para dar um ponto de crema e para que não seque na muito na hora de ir ao forno "truques de cozinha" . Espero que fique esclarecido, um abraço.....ZEZÃO

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares