Bacalhau à Zé do Pipo

Esta é a minha sugestão para noite de ceia , em vez do celebre bacalhau com verduras, porque não fazer este prato que Também é bem Português “ Bacalhau à Zé do Pipo “ ( este prato foi feito na casa da Tia Sandra durante as minhas ferias ). Zé do Pipo foi dono de um restaurante tradicional da cidade do Porto e autor de uma receita batizado com o seu nome: “Bacalhau à Zé do Pipo”. Neste prato, as postas de bacalhau são cobertas com maionese e rodeada com purê de batata que vai ao forno para gratinar (  aqui nesta receita substitui o purê por batatas as rodelas e fritas em azeite ). Nos anos 60 ganhou um prêmio num concurso gastronômico o que lhe deu notoriedade, tendo então este prato sido adotado por muitos restaurantes  do Porto como especialidade da casa.

Ingredientes
4 postas de bacalhau
1 kg de batatas
1 l de leite
50 g de manteiga
1 cebola
2 dentes de alho
1 copo de vinho branco
400 gramas de maionese
1 pimento vermelho
azeite
Sal
Pimenta
noz-moscada
farinha

Preparação
 Descasque as batatas ( de preferência das vermelhas ) e corte as rodelas ligeiramente grossas e frite em azeite ( não fritar muito pois ainda vai ao forno ) e reserve. Se preferir com purê coza-as em água com sal. Escorra-as e passe-as pelo passe-vite. Junte a manteiga e leve a lume brando. Adicione aos poucos  leite quente, não parando de mexer ate obter um purê durinho. Tempere com pimenta e noz-moscada, retire do lume e reserve. Coza as postas de bacalhau, ( previamente de molhadas ) no leite durante 4 minutos aproximadamente, retire e seque-as com um pano, deixe esfriar e  passe-as por farinha. Frite-as em azeite e coloque-as numa travessa de ir ao forno. À parte, aqueça o azeite com os dentes de alho picados o  pimento as tiras a cebola as rodelas, tempere de sal e pimenta e refresque com vinho branco. Regue o bacalhau com este molho. Cubra com maionese e coloque as batatas as rodelas a toda volta (ou o purê de batata). Leve ao forno a gratinar, ( pré-aquecido a 220º ) por cerca de 20 minutos. Decore com tiras de pimento vermelho e sirva ainda quente.

Bom Apetite

Nota:
Hoje em dia  a boas marcas de maionese na qual pode utilizar, mas se preferir pode fazer  uma maionese caseira da seguinte maneira :
Vinte minutos antes de confeccionar a maionese ponha todos os ingredientes ( gemas de ovo, azeite, mostarda,sal, pimenta e vinagre que baste )em cima da mesa. Desmanche as gemas numa tigela com a mostarda, sal e pimenta,  junte algumas gotas de vinagre e mexa com um batedor de varas e quando estiver bem ligado comece a juntar o azeite em fio, sem parar de mexer. Se ao misturar o azeite se notar que o molho está a ficar demasiado grosso junte um pouco de vinagre. Guarde a maionese no frigorífico até ao momento de utilizá-la.

Comentários

Mensagens populares