Lombo de Porco à Alentejana

Bem hoje resolvi fazer um prato tipico de Portugal, mais propriamente do Alentejo. Podemos dizer que a cozinha Alentejana é muito variável, graças a influencia Árabe e Moura em tempos remotos. Muito conhecido são os animais da raça suína Alentejana ( porcos ), que se caracterizam-se pela sua pele negra, sua carne é de grão fino, muito saborosa e suculenta.
Mas não tendo um bom lombo de porco Alentejano, vamos usar um lombo de porco normal e garanto-vos que o resultado é excelente.


Ingredientes
1 1/2 kg de lombo de porco
2 colheres (das de sopa) de massa de tomate
2 colheres (das de sopa) de pingue de porco "banha"
1 colher (das de sopa) de vinagre
1 limão (o sumo)
1 laranja (o sumo)
3 dentes de alho esmagados
1/2 copo de vinho branco
sal grosso que baste
azeite que baste


Preparação
Esfrega-se bem o lombo com sal e os alhos. Coloca-de numa assadeira, tempera-se com o sumo do limão e da laranja,vinho branco, vinagre e barra-se com o pingue e a massa de tomate. Deixa-se apanhar gosto por algumas horas ( no minimo 3 horas ). Findo esse tempo rega-se com azeite e vai ao forno assar ( uma hora aproximadamente), regando-se de vez em guando com o próprios temperos. Depois de assado, coloca-se numa travessa, rega.se com o molho coado e serve-se com batatas cozidas e aloiradas acompanhado com grelos salteados " receita 17/04/10".


Bom Apetite


Comentários

Mensagens populares